/

Hospital da Cruz Vermelha pode vir a ser vendido à Santa Casa da Misericórdia

A Cruz Vermelha Portuguesa quer vender o respetivo hospital, em Lisboa, e a Santa Casa da Misericórdia da capital está interessada na aquisição.

A Cruz Vermelha acredita que a venda pode acontecer até ao final do ano, embora fonte da Santa Casa afirme, de acordo com o Diário de Notícias, que é provável que não haja uma decisão tão célere. Existe acordo de intenção entre as duas partes, estando a ser realizadas auditorias, bem como estudos de impacto económico.

A Santa Casa não quis, segundo o mesmo jornal, adquirir apenas os 55% que pertencem à Cruz Vermelha via CVP – Sociedade de Gestão Hospitalar. A avaliação está a ser feita no sentido da aquisição total do hospital. O Estado gere os restantes 45% através da Parpública. O valor da operação entre a Cruz Vermelha e a Santa Casa ainda não é conhecido.

O Hospital da Cruz Vermelha tem um acordo de gestão com o Estado durante 25 anos desde 1998, o qual está previsto terminar em 2023. O negócio em cima da mesa seria uma forma de dar resposta à situação financeira da unidade hospitalar. Em 2018 registaram-se prejuízos de 203 mil euros, tendo em conta os lucros na ordem dos 800 mil euros no ano anterior.

Já a Santa Casa de Lisboa pretende, segundo o DN, reforçar a resposta do setor social nos cuidados hospitalares, sendo que pode existir um programa de cooperação com o Serviço Nacional de Saúde, de maneira a que os utentes do público possam optar por fazer no Hospital da Cruz Vermelha exames de diagnóstico e intervenções. Atualmente, a Santa Casa de Lisboa tem sete unidades de saúde e três extensões dispersas pela capital para prestar cuidados à população mais carenciada

Por outro lado, não é a primeira vez que se fala sobre uma potencial venda do hospital da Cruz Vermelha, sublinha o jornal ECO. De facto, em junho, o Jornal Económico avançou que a Santa Casa tinha sido contactada para estudar a compra da Cruz Vermelha. Nessa altura, a Parpública e a CVP garantiram que o hospital não estava à venda.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.