As mudanças que estão a ocorrer na Antártida, com a quebra das suas camadas de gelo e a sua chegada ao mar, podem causar uma descida da temperatura, o que poderia levar a uma nova era glacial.
Esta é a conclusão de uma investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Chiado, nos Estados Unidos, cujos resultados foram publicados na revista científica Nature.
Depois de realizar uma série de simulações computorizadas, os especialistas de Chicago sugeriram que o aumento do gelo no mar alteraria a circulação no oceano, causando assim uma inversão no efeito de estufa, uma vez que os níveis de dióxido de carbono aumentariam na água e diminuiriam no ar.
Malte Jansen, professor da universidade norte-americana e um dos autores do estudo, disse que é fundamental determinar porque é que a Terra passa por ciclos periódicos de eras glaciais, nos quais os glaciares avançam e cobrem o planeta até que recuam – para que isto aconteça, notou, o clima deve passar por grandes mudanças.
“Temos a certeza de que o balanço de carbono entre a atmosfera e o oceano deve ter mudado, mas não sabemos muito bem como ou por que motivo“, explicou Jansen.
Para tentar explicar estas mudanças, descreve a Russia Today, os cientistas desenvolveram um modelo no qual a atmosfera arrefece o suficiente para gerar gelo marinho antártico.
Jansen sublinhou que o Oceano Antártico tem um papel fundamental neste sentido, uma vez que pode condicionar “a circulação dos oceanos” e funcionar como uma “cobertura” que impede a troca de dióxido de carbono com a atmosfera.
Alice Marzocchi, especialista do Centro Nacional de Oceanografia do Reino Unido e autora principal do estudo, explicou que se trata de um loop. “À medida que a temperatura desce, menos carbono é libertado para a atmosfera, o que provoca um maior arrefecimento”.
Para Marzocchi, o oceano é “o maior reservatório de carbono em escalas de tempo geológicas” e, por isso, “estudar o seu papel no ciclo do carbono” permite “simular com maior precisão as mudanças ambientais futuras”.
Más notícias para os investidores da Bolsa de Carbono.
Oh!.. que pena…. logo agora que ia tão de vento em popa o negócio internacional dos “ares condicionados” é que resolvem acabar com o aquecimento global??? E agora, como irão certas multinacionais ganhar a vidinha??
Os “cientistas” já não conseguem inventar mais programas (enfeitados de gráficos) para garantirem o aquecimento global, ou… já lhes é permitido falarem a verdade porque a mentira tornou-se insustentável???
Ai..ai… pois é… como o aquecimento global vai deixar saudades a tanta gente…
assinado: Maria da Maia
LOL bem visto Maria … é por isso que já não fazem Ar Condicionado tipo Inverter que tanto faz frio como calor … assim vendem sempre quer acreditem no cataclismo gelo quer no cataclismo aquecimento. É tudo só para nos aldrabar.
Inverter nada tem a ver com fazer frio ou calor!..
Aldrabar ignorantes não é difícil…
Cada cabeça sua sentença, como se costuma dizer, todos os dias aparecem novos estudos e opiniões todos eles contraditórios, caso para nós perguntarmos, em que ficamos?.
a nova era do gelo que ai vem e do aquecimento global porra e a ciencia de hoje e uma verdadeira anedota 😀
Se a ciência é uma anedota, tens sempre as religiões!…
Onde elas dominam é tudo perfeito e corre tão bem…
Tenho frio no joanete do dedo grande do pé esquerdo. Mas tenho calor no calcanhar do pé direito. Culpo o Antártico ou Marrocos?
O dia depois do amanhã
A ciência é um espectáculo cada vez acredito mais nas evidências, os governamentais então nem se fala, grandes estrelas de cinema, não são todos mas… Afinal o co2 sobe quando a temperatura sobe ou quando a temperatura sobe o co2 sobe também?
Greta e Guterres! para o canto da sala e com orelhas de burro! lol
Quem quiser investigar um pouco e PERCEBER a relação do aquecimento global com o degelo, correntes oceânicas e era glacial não dirá asneiras.
Exacto, quem quiser perceber, investiga – quem não tiver capacidade ou quiser continuar ignorante, continua com os disparates como o que estão bos comentários acima!
O clima não é um objeto de estudo fácil. existem muitas variantes e imensas interligações. Não sou climatólogo mas li, há tempos, uma teoria que dizia, mais ou menos e sumariamente, o seguinte: O aquecimento global fará com que, numa altura qualquer, a corrente do Golfo sofra uma quebra, deixando, assim, de temperar o Hemisfério Norte e, especialmente, o Ártico. Esta quebra levará a um súbito arrefecimento do Polo Norte e, consequentemente, a uma nova glaciação.
O que eu mais adoro na ciência é a sua contradição diária. Uma espécie de nova seita em substituição da antiga seita religiosa.
Bom na minha opinião sera que essa informação e verdadeira o mar esta aumentando mas ñ e devido a Antártida mais sim devido a chuva que esta ocorrendo e muito por sinal mais ñ acredito em tudo que os cientistas dizem sinceramente ñ boto fe neles eles disse que nos vemos dos macacos se fosse assim todos nos seríamos iguais a eles tem tantas coisas que eles nos esconde provavelmente pra nos ñ descobrimos a verdade sobre eles