Gelo antártico pode vir a desencadear uma nova era glacial

As mudanças que estão a ocorrer na Antártida, com a quebra das suas camadas de gelo e a sua chegada ao mar, podem causar uma descida da temperatura, o que poderia levar a uma nova era glacial. 

Esta é a conclusão de uma investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Chiado, nos Estados Unidos, cujos resultados foram publicados na revista científica Nature.

Depois de realizar uma série de simulações computorizadas, os especialistas de Chicago sugeriram que o aumento do gelo no mar alteraria a circulação no oceano, causando assim uma inversão no efeito de estufa, uma vez que os níveis de dióxido de carbono aumentariam na água e diminuiriam no ar.

Malte Jansen, professor da universidade norte-americana e um dos autores do estudo, disse que é fundamental determinar porque é que a Terra passa por ciclos periódicos de eras glaciais, nos quais os glaciares avançam e cobrem o planeta até que recuam – para que isto aconteça, notou, o clima deve passar por grandes mudanças.

“Temos a certeza de que o balanço de carbono entre a atmosfera e o oceano deve ter mudado, mas não sabemos muito bem como ou por que motivo“, explicou Jansen.

Para tentar explicar estas mudanças, descreve a Russia Today, os cientistas desenvolveram um modelo no qual a atmosfera arrefece o suficiente para gerar gelo marinho antártico.

Jansen sublinhou que o Oceano Antártico tem um papel fundamental neste sentido, uma vez que pode condicionar “a circulação dos oceanos” e funcionar como uma “cobertura” que impede a troca de dióxido de carbono com a atmosfera.

Alice Marzocchi, especialista do Centro Nacional de Oceanografia do Reino Unido e autora principal do estudo, explicou que se trata de um loop. “À medida que a temperatura desce, menos carbono é libertado para a atmosfera, o que provoca um maior arrefecimento”.

 

Para Marzocchi, o oceano é “o maior reservatório de carbono em escalas de tempo geológicas” e, por isso, “estudar o seu papel no ciclo do carbono” permite “simular com maior precisão as mudanças ambientais futuras”.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Oh!.. que pena…. logo agora que ia tão de vento em popa o negócio internacional dos “ares condicionados” é que resolvem acabar com o aquecimento global??? E agora, como irão certas multinacionais ganhar a vidinha??
    Os “cientistas” já não conseguem inventar mais programas (enfeitados de gráficos) para garantirem o aquecimento global, ou… já lhes é permitido falarem a verdade porque a mentira tornou-se insustentável???
    Ai..ai… pois é… como o aquecimento global vai deixar saudades a tanta gente…
    assinado: Maria da Maia

    • LOL bem visto Maria … é por isso que já não fazem Ar Condicionado tipo Inverter que tanto faz frio como calor … assim vendem sempre quer acreditem no cataclismo gelo quer no cataclismo aquecimento. É tudo só para nos aldrabar.

  2. Cada cabeça sua sentença, como se costuma dizer, todos os dias aparecem novos estudos e opiniões todos eles contraditórios, caso para nós perguntarmos, em que ficamos?.

  3. Tenho frio no joanete do dedo grande do pé esquerdo. Mas tenho calor no calcanhar do pé direito. Culpo o Antártico ou Marrocos?

  4. A ciência é um espectáculo cada vez acredito mais nas evidências, os governamentais então nem se fala, grandes estrelas de cinema, não são todos mas… Afinal o co2 sobe quando a temperatura sobe ou quando a temperatura sobe o co2 sobe também?

  5. Quem quiser investigar um pouco e PERCEBER a relação do aquecimento global com o degelo, correntes oceânicas e era glacial não dirá asneiras.

    • Exacto, quem quiser perceber, investiga – quem não tiver capacidade ou quiser continuar ignorante, continua com os disparates como o que estão bos comentários acima!

  6. O clima não é um objeto de estudo fácil. existem muitas variantes e imensas interligações. Não sou climatólogo mas li, há tempos, uma teoria que dizia, mais ou menos e sumariamente, o seguinte: O aquecimento global fará com que, numa altura qualquer, a corrente do Golfo sofra uma quebra, deixando, assim, de temperar o Hemisfério Norte e, especialmente, o Ártico. Esta quebra levará a um súbito arrefecimento do Polo Norte e, consequentemente, a uma nova glaciação.

  7. O que eu mais adoro na ciência é a sua contradição diária. Uma espécie de nova seita em substituição da antiga seita religiosa.

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …