Gelo antártico pode vir a desencadear uma nova era glacial

As mudanças que estão a ocorrer na Antártida, com a quebra das suas camadas de gelo e a sua chegada ao mar, podem causar uma descida da temperatura, o que poderia levar a uma nova era glacial. 

Esta é a conclusão de uma investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Chiado, nos Estados Unidos, cujos resultados foram publicados na revista científica Nature.

Depois de realizar uma série de simulações computorizadas, os especialistas de Chicago sugeriram que o aumento do gelo no mar alteraria a circulação no oceano, causando assim uma inversão no efeito de estufa, uma vez que os níveis de dióxido de carbono aumentariam na água e diminuiriam no ar.

Malte Jansen, professor da universidade norte-americana e um dos autores do estudo, disse que é fundamental determinar porque é que a Terra passa por ciclos periódicos de eras glaciais, nos quais os glaciares avançam e cobrem o planeta até que recuam – para que isto aconteça, notou, o clima deve passar por grandes mudanças.

“Temos a certeza de que o balanço de carbono entre a atmosfera e o oceano deve ter mudado, mas não sabemos muito bem como ou por que motivo“, explicou Jansen.

Para tentar explicar estas mudanças, descreve a Russia Today, os cientistas desenvolveram um modelo no qual a atmosfera arrefece o suficiente para gerar gelo marinho antártico.

Jansen sublinhou que o Oceano Antártico tem um papel fundamental neste sentido, uma vez que pode condicionar “a circulação dos oceanos” e funcionar como uma “cobertura” que impede a troca de dióxido de carbono com a atmosfera.

Alice Marzocchi, especialista do Centro Nacional de Oceanografia do Reino Unido e autora principal do estudo, explicou que se trata de um loop. “À medida que a temperatura desce, menos carbono é libertado para a atmosfera, o que provoca um maior arrefecimento”.

 

Para Marzocchi, o oceano é “o maior reservatório de carbono em escalas de tempo geológicas” e, por isso, “estudar o seu papel no ciclo do carbono” permite “simular com maior precisão as mudanças ambientais futuras”.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Oh!.. que pena…. logo agora que ia tão de vento em popa o negócio internacional dos “ares condicionados” é que resolvem acabar com o aquecimento global??? E agora, como irão certas multinacionais ganhar a vidinha??
    Os “cientistas” já não conseguem inventar mais programas (enfeitados de gráficos) para garantirem o aquecimento global, ou… já lhes é permitido falarem a verdade porque a mentira tornou-se insustentável???
    Ai..ai… pois é… como o aquecimento global vai deixar saudades a tanta gente…
    assinado: Maria da Maia

    • LOL bem visto Maria … é por isso que já não fazem Ar Condicionado tipo Inverter que tanto faz frio como calor … assim vendem sempre quer acreditem no cataclismo gelo quer no cataclismo aquecimento. É tudo só para nos aldrabar.

  2. Cada cabeça sua sentença, como se costuma dizer, todos os dias aparecem novos estudos e opiniões todos eles contraditórios, caso para nós perguntarmos, em que ficamos?.

  3. Tenho frio no joanete do dedo grande do pé esquerdo. Mas tenho calor no calcanhar do pé direito. Culpo o Antártico ou Marrocos?

  4. A ciência é um espectáculo cada vez acredito mais nas evidências, os governamentais então nem se fala, grandes estrelas de cinema, não são todos mas… Afinal o co2 sobe quando a temperatura sobe ou quando a temperatura sobe o co2 sobe também?

  5. Quem quiser investigar um pouco e PERCEBER a relação do aquecimento global com o degelo, correntes oceânicas e era glacial não dirá asneiras.

    • Exacto, quem quiser perceber, investiga – quem não tiver capacidade ou quiser continuar ignorante, continua com os disparates como o que estão bos comentários acima!

  6. O clima não é um objeto de estudo fácil. existem muitas variantes e imensas interligações. Não sou climatólogo mas li, há tempos, uma teoria que dizia, mais ou menos e sumariamente, o seguinte: O aquecimento global fará com que, numa altura qualquer, a corrente do Golfo sofra uma quebra, deixando, assim, de temperar o Hemisfério Norte e, especialmente, o Ártico. Esta quebra levará a um súbito arrefecimento do Polo Norte e, consequentemente, a uma nova glaciação.

  7. O que eu mais adoro na ciência é a sua contradição diária. Uma espécie de nova seita em substituição da antiga seita religiosa.

RESPONDER

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …