/

Descoberta nova espécie de crustáceo. Estava na boca de um tubarão-baleia

Tomikawa et al

Uma equipa de cientistas japoneses descobriu na boca de um tubarão-baleia (Rhincodon typus) uma nova espécie de crustáceo semelhante ao camarão.

De acordo com a agência noticiosa AFP, que avança a notícia, os pequenos animais recém-descobertos são uma variedade de subordem dos gammaridea, um tipo de crustáceo conhecido pela sua capacidade de sobreviver numa vasta variedade de habitats.

“Esta criatura, que tem geralmente entre 3 a 5 centímetros de comprimento, é incrível porque pode viver em ambientes diferentes”, disse à agência o cientista principal do estudo, Ko Tomikawa, professor associado da Universidade de Hiroshima, no Japão.

“Mas não esperar encontrar um no interior da boca de um tubarão-baleia”, confessou.

“A boca do tubarão-baleia é, provavelmente, um bom habitat, uma vez que a água do mar fresca, necessária para a respiração, entra regularmente, e a comida flui também”. Além disso, acrescentou, a boca do tubarão-baleia fornece “um lugar seguro” para estes crustáceos, longe dos predadores.

Estas pequenas criaturas tem o corpo são acastanhadas e dispõem de uma patas “peludas” que as ajudam a alimentar-se captando substâncias orgânicas. A espécie foi batizada como Podocerus jinbe, tendo em conta o nome japonês para tubarão-baleia (jinbe zame).

A nova espécie foi encontrada depois de Tomikawa ter sido contactado por uma reversa de peixes subaquática em Okinawa, no sul do país, que desconfiava que um tubarão-baleia estava a viver lá, conta ainda o portal Gizmodo. A investigação encontrou cerca de mil criaturas foram encontradas dentro das brânquias da boca do tubarão.

Um artigo com os detalhes da descoberta foi esta semana publicado na revista científica especializada Species Diversity.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.