/

Jornalistas britânicos alvejados e espancados em sequestro na Síria

ewixx / Flickr

-

Dois jornalistas britânicos estão hoje a recuperar na Turquia depois de terem sido alvejados e espancados por sequestradores rebeldes enquanto faziam a cobertura do conflito sírio, informou o jornal Times.

O redator do Times Anthony Loyd foi alvejado duas vezes na perna durante o sequestro e a fotógrafa Jack Hill foi severamente agredida depois de ter tentado fugir, avança a Agência France Presse (AFP).

Os jornalistas acabaram por ser libertado por ordem de um comandante rebelde local e conseguiram atravessar a fronteira para a Turquia na quarta-feira, depois de receberem tratamento num hospital sírio, de acordo com o jornal Times, citado pela AFP.

A dupla tinha passado vários dias em trabalho na cidade rebelde de Aleppo e estava a regressar para a fronteira com a Turquia na quarta-feira, quando foram sequestrados.

Estavam a cerca de dez quilómetros da fronteira, quando o carro em que viajavam foi empurrado para o lado da estrada por dois carros, segundo o Times.

Loyd foi colocado no banco de trás de um carro, enquanto Hill e um guia local foram enfiados no porta bagagens, antes de serem levados para um armazém na cidade de Rifat Alto.

Hill e o guia identificaram os raptores como os homens que estavam encarregados de assegurar a sua passagem segura para a fronteira, informou a publicação britânica.

Um comandante do grupo rebelde Frente Islâmica, que luta contra os extremistas ligados à Al-Qaida, dirigiu-se ao armazém e exigiu que os reféns fossem liberados.

Loyd, Hill e o guia cruzaram a fronteira para a Turquia na quarta-feira, depois de receberem tratamento aos ferimentos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.