/

Portugal serve de exemplo a Itália para agradar a Bruxelas

Alessandro Di Meo / EPA

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte

O novo Governo italiano está decidido a não entrar em clima de tensões com a Comissão Europeia (CE) e na preparação do Orçamento para 2020 está a olhar para o exemplo de Portugal, nomeadamente com o intuito de reestruturar o IVA.

Ao invés de proceder à subida generalizada do IVA como ficou acordado com Bruxelas, o Governo de Giuseppe Conte olha para as contas de Mário Centeno e pretende implementar uma reestruturação deste imposto, seguindo o modelo adoptado em Portugal.

A imprensa italiana avança que o Governo italiano estará a projectar a descida do IVA para serviços considerados de primeira necessidade, como a electricidade e o gás. Em Portugal, o IVA sobre a energia baixou de 23% para 6% no caso dos consumidores com a potência mais baixa.

Por outro lado, o Governo italiano planeia subir para os 22% o imposto no caso das transacções de bens de luxo. Também planeia aumentar o IVA para os pagamentos em dinheiro, numa medida que visa combater o problema da economia paralela.

O Governo de coligação entre o Movimento 5 Estrelas, que se afirma como anti-sistema, e o PD de centro-esquerda pretende dar a Bruxelas sinais de que está comprometido em mudar a economia italiana, com a implementação das reformas estruturais há muito solicitadas pela CE.

Em contraponto com a postura de provocação do anterior Governo, o Executivo de Giuseppe Conte está decidido a não entrar em provocações com Bruxelas na preparação do Orçamento para 2020. A expectativa do Governo é terminar este ano com um défice orçamental de cerca de 2,2%, valor que espera reduzir para 2,1% em 2020.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.