/

Narcisistas podem não ter uma capacidade importante (na hora de tomar decisões)

Os narcisistas podem não ter a capacidade de tomar decisões com base na interpretação ponderada e no pensamento crítico e, mesmo quando estão errados, podem ser incapazes de refletir efetivamente sobre a sua resposta.

Para chegar a estas conclusões, os investigadores avaliaram características tipicamente associadas ao narcisismo, como impulsividade e reflexão cognitiva, bem como dois tipos de narcisismo: grandioso e vulnerável, escreve o IFLScience.

Os narcisistas grandiosos tendem a ter uma maior auto-estima e veem-se como seres mais habilitados e superiores do que os outros. Por outro lado, os narcisistas vulneráveis tendem a ser inseguros, introvertidos, defensivos e têm baixa auto-estima.

No entanto, ambos tendem a ser excessivamente auto-focados e impulsivos, o que os faz pensar muitas vezes demasiado na sua capacidade intelectual e a verem-se como pensadores críticos, mesmo quando estão errados, de acordo com um novo estudo publicado, em julho, na revista Thinking & Reasoning.

Em três estudos separados, os investigadores avaliaram o desempenho de cem participantes norte-americanos num Teste de Reflexão Cognitiva projetado para iludir o pensamento intuitivo.

A investigação colocou várias questões, entre as quais esta: “Um taco e uma bola custam 1,10 dólares. O taco custa um dólar a mais do que a bola. Quanto custa a bola?”.Se o caro leitor pensou que a resposta é “dez cêntimos”, lamentamos informá-lo de que está errado.

Muitas pessoas chegam intuitivamente a essa conclusão, mas a resposta correta é na verdade “cinco cêntimos”. Se não tem tendências narcisistas, é provável que agora gaste algum do seu tempo a refletir sobre a resposta correta (ou clique neste link para perceber).

No estudo, os participantes relataram o quão infletivos, perspicazes e intuitivos perceberam os seus processos de pensamento, que podem vir com uma série de limitações inatas por si só. Então, foi-lhes pedido para repetirem as avaliações enquanto relatavam o quão confiantes se sentiam nas suas respostas.

“Descobrimos que tanto o narcisismo grandioso como o vulnerável estão negativamente associados a certos tipos de importantes processos de pensamento reflexivo”, afirma num comunicado o coautor do estudo, Jonathan Fugelsang, do departamento de Psicologia da Universidade de Waterloo, no Canadá.

Os narcisistas grandiosos foram “significativamente demasiado confiantes” no seu desempenho intelectual, estando menos conscientes dos seus erros e tendendo a rejeitar o feedback corretivo. Isto pode acontecer porque as pessoas que são mais narcisistas podem ter dificuldade em perceber que estão erradas — talvez devido ao excesso de confiança mais ampla ou a uma “estratégia aberta de auto-aperfeiçoamento orientada pelo ego”.

Enquanto isso, os narcisistas vulneráveis tentaram envolver-se na reflexão cognitiva, mas consideraram-na aborrecida e ineficaz. Embora relatassem auto-reflexão, eram menos capazes de confiar no pensamento intuitivo ao tomar decisões.

As pessoas que se enquadram nesta categoria tendem a ser “altamente neuróticas” e mais associadas à auto-reflexão negativa, tornando provável que duvidem da sua própria capacidade de fazer julgamentos sólidos e fazendo com que se afastem do raciocínio reflexivo e revertam para um “instinto”.

Os autores observam que uma interpretação alternativa destas descobertas seria que estes indivíduos não têm reflexão cognitiva que leva a comportamentos narcisistas, e não o contrário. Ou seja, alguém que muitas vezes não se envolve na reflexão cognitiva pode posteriormente desenvolver traços narcisistas.

Este transtorno de personalidade afeta cerca de 1% da população e pode influenciar uma variedade de aspetos da vida quotidiana, desde quem uma pessoa segue nas redes sociais até como toma o seu café.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.