Uma eventual erupção do supervulcão de Yellowstone pode causar uma tremenda devastação. No entanto, cientistas acreditam que a catástrofe pode ser evitada graças a uma solução bizarra, mas criativa.
Uma equipa de cientistas da NASA acredita que a erupção poderia ser evitada usando tubos de arrefecimento introduzidos nas câmaras de magma da caldeira do supervulcão de Yellowstone.
Yellowstone, localizado no estado norte-americano de Wyoming, é um dos vulcões mais poderosos do nosso planeta. A última erupção de grande escala aconteceu há 640 mil anos. Como já passou muito tempo desde a erupção, Yellowstone está cada vez mais perto de uma nova explosão.
É por esse motivo que os especialistas se preparam para o pior, investigando de que forma a enorme erupção, que ameaça destruir instantaneamente grande parte dos Estados Unidos, pode ser prevenida.
Um dos cientistas da NASA acredita ter encontrado uma solução única para impedir que o pior aconteça: colocar tubos com água nas câmaras da caldeira para arrefecer o magma. Apesar de cerca de 70% do calor gerado pelo supervulcão vazar para a atmosfera, a restante percentagem fica acumulada no interior – e isso pode provocar uma erupção.
Os investigadores acreditam que, ao fazer uma perfuração de 10 quilómetros em Yellowstone e bombeando água a alta pressão para dentro do vulcão, o líquido frio vai absorver parte do calor. Se o processo for repetido várias vezes, pode-se tornar na solução do problema.
Brian Wilcox, engenheiro da NASA, adiantou aos jornalistas que esta estratégia poderia custar cerca de 3,5 mil milhões de dólares, com o benefício adicional de se poder usar o vapor para criar uma fonte de energia geotermal livre de carbono, com um custo menor do que outras fontes de energia atualmente disponíveis no mercado.
“O que torna Yellowstone numa força da natureza é que este supervulcão armazena o calor durante centenas de milhares de anos antes de tudo explodir de uma vez”, disse o cientista, citado pelo Daily Express.
ZAP // Sputnik News
Estou a ver. Água para dentro da caldeira, que origina uma fantástica quantidade de vapor, que dará um belo estoiro.
Para começar como é que estes cientistas sabem que há 640 000 anos o vulcão explodiu!!??
Deve ter sido o primo macaco que disse pra ele….
Depois $35 000 000 000 para tentar fazer um buraco para deitar água para dentro de um vulcão.
Virou cientista louco???
Caro Victor, chama-se Geologia e é a ciência que permite estudar os registos de antigas erupções de vulcões como Yellowstone. Quando um grande vulcão explode liberta materiais que se depositam no solo como um “manto”. Com o passar dos séculos ou milénios, novas camadas de solo se vão depositando sobre essa, com intrevalos de tempo regulares. Assim, é possível estudar as camadas do sub-solo e saber de que época cada camada é… Assim como se sabe que cada anel num tronco de árvore, corresponde a um ano, por exemplo.
Os depósitos de cinza e magma da última erupção de Yellowstone, encontram-se a uma profundidade que corresponde a 640 000 anos.
Outra forma de saber é pela velocidade de movimento das placas tectónicas da crosta terrestre. O magma do vulcão vem da camada do manto e perfura a crosta sempre no mesmo sítio. Como as placas da crosta no local, se movem a uma velocidade mais ou menos constante, de cada vez que o vulcão explode, abre um rombo na crosta e esse rombo depois com os anos move-se na direcção em que a placa tectónica se move. Quando o vulcão explode de novo, já vai ter de abrir outro buraco na crosta. Vendo o espaço entre os vários rombos na crosta criados pelas várias explosões de Yellowstone e sabendo a que velocidade a crosta de move, sabemos com que periodicidade o vulcão entra em actividade.
Show a sua explicação.
Estiveram a ler o livro de Jules Verne nas férias.
10 km furo dentro dum vulcão. depois os tubos irão que nem como misseis de longo alcance
Se não rebentar ali vai rebentar noutro lado. Deviam ter autorização do resto do mundo para brincarem com estas coisas.
A ignorância revelada pelos comentários dos pseudo-espertos apenas revela que no mundo actual (cheio de smartphones e de informação disponível a quem perde tempo a procurá-la) é incrível que o mais importante continue a ser a cervejinhas, o futebol e as novelas e se festeje a ignorância e a burrice… de facto nem me admirava que de entre estes pseudo-espertos estivesse também alguém contra as vacinas e por isso morrem adolescentes de 18 anos com sarampo!
Viva a ignorância e a crítica de gozo fácil!!! Parabéns… e…. continuem assim!!!!
Ora nem mais!!!
Até arrepia tanta desfaçatez e pesporrência com que a ignorância é compensada em afirmações de grande e serena Assertividade Pseudo …
O mais certo seria provocar pequenas erupções para diminuir a pressão existente na área. A injeção de água no buraco irá endurecer o magma criando-se assim mais pressão e consequentemente uma erupção maior ainda.
Nao sou especialista mas acho q nao vai dar certo.
Li um trabalho q dizia q a unica chance e aliviar a pressao com dutos deixando os vapores sairem por eles.