Na opinião do administrador da NASA, Plutão ainda é um planeta

JHUAPL / SwRI / NASA

Plutão

O administrador da NASA, Jim Bridenstine, considera que Plutão é um planeta e deixou claro que a sua opinião não vai mudar.

O último sábado, dia 24 de agosto, marcou mais um aniversário daquela que é uma data controversa no seio dos cientistas planetários. Há 13 anos, a definição oficial de Plutão mudou, passando de um planeta do Sistema Solar para um humilde planeta anão.

Como sabemos, nem toda a gente concorda com a alteração levada a cabo pela União Astronómica Internacional, havendo agora mais uma voz a juntar-se a este grupo de pessoas: Jim Bridenstine, político norte-americano e administrador da NASA.

“Só para que saibam, na minha opinião, Plutão é um planeta. Podem escrever que o administrador da NASA declarou mais uma vez Plutão um planeta. Foi assim que aprendi e estou comprometido com essa ideia”, disse Bridenstine, durante uma apresentação do Edifício de Ciências de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Colorado, em Boulder.

Segundo o Science Alert, estas declarações não vão mudar nada, até porque as razões apontadas pelos cientistas planetários em 2006 foram bastante ponderadas. Até então, não havia uma definição oficial do que eram planetas e planetas anões, tendo até criado problemas quando astrónomos descobriram um objeto espacial maior do que Plutão (que depois viria a ser chamado de planeta anão Éris).

Na altura, a União Astronómica Internacional estabeleceu que um planeta deveria “limpar” a sua órbita ou, por outras palavras, ser a maior força gravitacional na sua órbita. Isso ajudou a resolver o problema de outros objetos à volta do mesmo tamanho de Plutão, dos quais existem potencialmente centenas.

Tal como recorda o IFLScience, o debate reacendeu-se no ano de 2015, quando a sonda New Horizons mostrou que Plutão e os seus satélites eram muito mais complexos do que se pensava anteriormente, tendo até o líder da missão, Alan Stern, pedido que Plutão fosse reclassificado como um planeta.

No ano passado, cientistas também argumentaram que a razão pela qual Plutão perdeu o seu estatuto de planeta não é válida, pedindo exatamente o mesmo. Até agora, a União Astronómica Internacional continua a não mostrar sinais de recuo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.