Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio.

Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado de Holmes. Enquanto passeava pelo canal Honey Run e tirava fotografias com a sua família, Jackson encontrou um objeto que lhe cativou a atenção.

Depois de remover a lama que o cobria parcialmente, encontrou um dente enorme de um mamute. Estima-se que o achado tenha mais de 12 mil anos.

“Encontrei o dente de mamute a cerca de 9 metros da ponte onde tiramos algumas fotografias da família. Foi parcialmente enterrado (…) e estava fora da água no leito do rio”, escreveu a criança, numa carta divulgada pelo hotel onde a família se hospedou.

O achado de Jackson foi avaliado por cientistas do Geological Museum da Ohio State University, que concluíram que se trata de um terceiro molar superior de um mamute lanoso, uma vez que o dente tem sulcos marginais como os mamutes tinham para mastigar ervas e sementes que faziam parte da sua dieta.

O especialista Dale Gnidovec, do mesmo museu, estima que estes animais tenham vivido neste território em Ohio há cerca de 12.000 anos.

Jackson espera voltar a ter o enorme dente em mãos novamente. “Quero mostrá-lo aos meus amigos”, escreveu na mesma carta divulgada pela unidade hoteleira.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.