Polícia prende mãe e filha que inventaram doenças e conseguiram meio milhão em donativos

Mãe e filha inventaram mortes e doenças para burlarem pessoas. Depois de conseguirem meio milhão de euros em donativos, a fraude foi descoberta e a polícia espanhola prendeu as duas familiares.

O esquema durou cinco anos e foi tão cuidadosamente elaborado que a mãe, Loli, até foi a um programa televisivo espanhol pedir ajuda. Em causa estava um pedido de ajuda financeira para suportar os custos do tratamento do seu marido, Jorge. Segundo Loli, o homem tinha sofrido um grave acidente que o deixou dependente.

A tragédia teria levado Loli a deixar o seu emprego e a dedicar-se na totalidade ao seu marido. Os tratamentos custavam 950 euros por mês e o dinheiro que a família recebia do subsídio de invalidez não era suficiente. Além disso, como explica o Observador, Jorge precisava de um andarilho que custava 5 mil euros.

Com a solidariedade dos espanhóis, Loli conseguiu o dinheiro para o andarilho e mais 22.800 euros, que suportavam os custos de dois anos de tratamento de Jorge. No entanto, tudo não passava de apenas um esquema elaborado pela espanhola.

Mãe e filha foram esta semana detidas após uma das vítimas da burla ter feito uma denúncia à polícia em março. A investigação da polícia cruzou dados e descobriu mais denúncias de pessoas que doaram dinheiro à família.

A primeira dose de doações não chegou para Loli e a sua filha de 19 anos e, por isso, voltaram a contactar os benfeitores para pedirem mais dinheiro. Desta vez, a família tinha novas histórias trágicas para justificarem a sua falta de dinheiro. Problemas com drogas, um bebé morto depois abusos sexuais e até casos de negligência médica foram referenciados aos doadores.

Dezenas de pessoas foram burladas, tendo uma delas doado 375 mil euros em cinco anos. A notícia avançada pelo jornal espanhol ABC dá conta que a família arranjava falsos advogados, médicos e juízes para tornar a sua história mais convincente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.