/

Encontrada igreja perdida onde terão vivido os discípulos de Jesus

1

As ruínas da igreja que teria sido construída onde ficava a antiga casa dos apóstolos Pedro e André foram encontradas numa escavação na região da Galileia, no norte de Israel.

Segundo o diretor da escavação, Mordechai Aviam, os achados indicam que no local ficaria a vila histórica de pescadores Betsaida, onde teriam nascido os dois apóstolos. As ruínas de uma igreja bizantina foram encontradas ao lado de restos de um assentamento romano.

O povoado corresponde à descrição da aldeia de Betsaida feita pelo historiador romano Flavius Josephus no século I, acrescenta Aviam. Já a igreja encaixa-se nos relatos do arcebispo da Baviera Willibald von Eichstätt, que visitou a região em 725. De acordo com os registos daquela viagem, uma igreja teria sido construída no local onde ficava a antiga casa de Pedro e do seu irmão André.

Os arqueólogos, do Colégio Académico Kinneret e do Nyack College de Nova Iorque, disseram que a aldeia judaica de Betsaida, na qual a cidade romana de Julias foi construída, era muito maior do que se pensava.

Os escavadores encontraram as marcas de uma grande igreja da era bizantina. O indicador mais característico são os mosaicos de vidro, segundo Steven Notley. “Esses são para mosaicos de parede e só aparecem nas igrejas“, disse.

A visão geral da estrutura também apoia a teoria de que este lugar era uma igreja por causa do eixo oeste-leste e a divisão numa nave central com dois corredores. “Entre Cafarnaum e Kursi, havia um único local que Eichstätt descreve com uma igreja”, afirmou Aviam. “Escavamos até agora menos de um terço, mas temos certeza que é uma igreja”.

Já o arqueólogo Steven Notley, que também trabalha no local, foi mais cauteloso e afirmou ao jornal israelita Haaretz que apenas a escavação completa tratará a prova final.

Há décadas que os arqueólogos procuram na Galileia a terra natal de São Pedro. No cristianismo, Pedro, que era pescador, é considerado um dos primeiros discípulos de Jesus. Pedro foi ainda o primeiro papa da Igreja Católica.

A atual descoberta não é única apontada como Betsaida. Aproximadamente dois quilómetros dali, outra escavação, que teve início em 1987, descobriu casas romanas com equipamentos de pesca e ruínas de um suposto templo romano. Aviam, no entanto, tem certeza de que ele e a sua equipa, formada por arqueólogos de diversos países, estão no local certo.

ZAP //

 

1 Comment

  1. A importância de Cristo não é a sua factualidade histórica, mas sim a validade da sua profunda mensagem e ensinamentos, de resto como Buda, a mesma coisa.

    Não sei porque há tanta gente osecada com a historicidade arqueológica, quando os ensinamentos tanto se perdem, a começar pela própria Igreja.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.