O Governo russo aprovou os planos de construção de uma auto-estrada com mais de dois mil quilómetros de extensão que vai ligar a Europa à China.
De acordo com o Moscow Times, que cita o jornal russo de economia Vedimosti, a primeira secção da nova autoestrada, que vai atravessar a Rússia de um lado ao outro, já começou a ser construída, junto à fronteira com o Cazaquistão.
A nova infraestrutura rodoviária, chamada de “Meridian Highway” (que se pode traduzir como “Auto-estrada Meridiana”), vai desembocar na Bielorússia. O primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, deu luz verde ao projeto no mês passado e solicitou que seja atraído mais investimento, incluindo da China.
O promotor desta ideia, o ex-vice-presidente da empresa de energia Gazprom, Alexander Ryazanov, estimou que o projeto inicial custasse 594 mil milhões rublos russos, cerca de oito mil milhões de euros.
O objetivo é que esta auto-estrada encurte de forma considerável a distância por terra entre a China ocidental e o centro da Europa e que constitua mais uma alternativa para o transporte de bens e pessoas.
Em declarações ao Moscow Times, o chefe da Centro Analítico Russo-Chinês, Sergei Sanakoyev, afirma que esta auto-estrada é economicamente justificada e pode criar mais empregos e novas receitas para o país.