/

Melania Trump já tem uma estátua (e parece um “smurf”)

A estátua, feita em madeira e transformada com uma motosserra, está sediada em Sevnica, na Eslovénia, a terra natal de Melania Trump.

Uma escultura de madeira em tamanho real da primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, foi inaugurada na sexta-feira na sua terra natal de Rozno, perto de Sevnica, no sudeste da Eslovénia.

A estátua foi encomendada pelo artista norte-americano, que vive em Berlim, Brad Downey e esculpida a motosserra pelo artista local Ales Zupevs. A obra serve como acompanhamento da exposição de Downey na capital, Liubliana, que explora as raízes de Melania no país.

A figura de Melania Trump foi esculpida a partir de um tronco de uma tília viva, cuja base forma um alto pedestal, num campo junto ao rio Sana. Uma vez que não existe uma semelhança exata da primeira-dama, a galeria de Liubliana não tem a certeza de como reagir à estátua.

“Talvez estejamos simplesmente a tentar vigorosamente dar sentido a coisas que podem ser apenas uma brincadeira ou palhaçada. Quem sabe?”, diz num panfleto, citado pelo Diário de Notícias.

Apesar de o rosto ser irreconhecível, a figura está vestida com um casaco azul claro, semelhante ao que Melania Trump usou na tomada de posse de Donald Trump, como Presidente dos Estados Unidos.

Downey explicou que queria “ter um diálogo com a situação política” dos Estados Unidos e chamar a atenção para o estatuto de Melania como uma imigrante casada com um Presidente que prometeu reduzir a imigração. Downey defende a sua obra, considerando a estátua “absolutamente bela”, mas compreende porque é que “as pessoas pensam que fica aquém da descrição da aparência física”.

“Sejamos realistas, ela é dona de metade da América enquanto eu não tenho nada“, diz num pequeno filme que é mostrado na exposição. O escultor nasceu no mesmo hospital que a primeira-dama, no mesmo mês, e agora trabalha como canalizador.

O corpo disforme e os traços faciais bizarros fizeram com que alguns residentes locais comparassem a estátua a um smurf.

“Não se parece nada com a Melania. É uma smurfette. É uma desgraça”, disse um habitante à ITV. Por sua vez, uma estudante de arquitetura frisou que “se o monumento pretendia ser uma paródia, então o artista foi bem sucedido“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.