/

Fresco medieval encontrado numa igreja em Roma. Esteve 900 anos escondido atrás de uma parede

Um fresco medieval com cores brilhantes e em excelente estado de conservação foi encontrado numa igreja em Roma, depois de passar 900 anos escondido atrás de uma parede, noticia a agência de notícias italiana ANSA.

Claudia Viggiani, uma jovem historiadora de arte, foi a responsável por trazer o achado à luz na igreja de São Bonifácio e de Santo Aleixo, em Aventino, uma das sete colinas sobre as quais se ergueu a Antiga Roma.

A especialista começou a pensar no fresco depois de uma investigação de arquivo, conta o jornal espanhol ABC. Viggiani encontrou uma carta datada de 1965 que lhe despertou a atenção. O documento, dirigido à Superintendência da Região do Lácio, falava sobre um fresco encontrado casualmente durante trabalhos de consolidação e restauro da igreja, que foi intervencionada em 1216, 1582, 1750 e em vários anos posteriores.

A partir destes indícios, Viggiani redescobriu um freso que, apesar de não ser inédito, destaca-se pelas suas cores vivas e pelo seu estado de conservação “quase perfeito”, mesmo depois de ter passado 900 anos atrás de uma parede da igreja. A figura recém-encontrada tem quatro metros de altura e quase um metro de comprimento.

Trata-se de um “achado absolutamente excecional“, considerou a historiadora, dando conta que o freso é atribuído ao século XII. Viggiani, citada pelo mesmo diário, frisou a “rara iconografia das personagens” retratadas, que são, muito provavelmente, Jesus Peregrino e um santo, que deverá ser o Santo Aleixo.

A especialista destacou ainda a explosão de cores do fresco que possuiu um negro intenso no fundo que contrasta com o vermelho do manto e com a face rosada de Cristo.

Em declarações à ANSA, Viggiani sublinhou as mesmas características das figuras, explicando que os responsáveis pelas renovações da igreja tiveram o cuidado de proteger o fresco. Parte do fresco viu agora a luz, mas há outra parte que permanece escondida atrás da mesma parece – Viggiani está determinada em mostrar a totalidade do fresco ao público. “Devemos isso aos romanos… e há mais supresas às nossa espera”, rematou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.