/

Caminho da Peregrinação descoberto em Jerusalém. Arqueólogos acreditam que era usado por Jesus

1

Nick Thompson / Flickr

Jerusalém, Israel

Uma nova descoberta na cidade de Davi, em Jerusalém, vai alterar a forma como os judeus se relacionam com o seu passado, de uma forma nunca antes vista.

Em 2004, um cano de esgoto rebentou no meio de um bairro em Silwan, no sudeste de Jerusalém. Para resolver o problema, o município enviou uma equipa de trabalhadores da construção civil e, como é habitual neste país, especialmente nos bairros adjacentes à Cidade Velha, a equipa foi acompanhada por arqueólogos.

À medida que avançavam nas reparações do cano, os trabalhadores da construção tropeçaram em escadas longas e largas a algumas dezenas de metros da antiga Shiloah, o reservatório no qual os peregrinos judeus teriam mergulhado antes de começarem a ascensão religiosa para o Segundo Templo.

A descoberta deste reservatório levou a outra descoberta monumental – o canal central de drenagem que era usado na antiga cidade Jerusalém. Mas as descobertas não ficaram por aqui: os arqueólogos encontraram um caminho antigo, escavado sob a povoação de Silwan e sobre o famoso canal de água.

A equipa batizou-o de Caminho da Peregrinação, convictos de que este era o percurso que milhões de judeus faziam três vezes por ano quando iam à cidade santa de Jerusalém para levar sacrifícios a Deus durante os três feriados mais importantes do judaísmo: Pessach (Pascoa judaica), Shavuot (Festa das Colheitas) e Sucot, o festival judaico que coincide com a estação das colheitas em Israel.

Doron Spielman, vice-presidente da Fundação Ir David, conhecida como Elad, adiantou que quase todos os peregrinos judeus teriam entrado na cidade por este caminho.

Segundo a Sputnik News, Spielman alega que este é o caminho que Jesus Cristo teria usado durante o período do Segundo Templo. “Este lugar é o coração do povo judeu, é como o sangue que corre nas nossas veias.”

ZAP //

1 Comment

  1. Eu conheci esse lugar em outubro de 2017, e foi emocionante saber que Jesus fez milagres ali. Bem perto fica a igreja de Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus. É emocionante conhecer essa terra, abençoada, por onde o Senhor andou.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.