Em julho de 2018, um grupo de 20 arqueólogos de várias nacionalidades descobriram na antiga cidade de Betsaida dos montes Golã, em Israel, as ruínas de uma grande porta que convidava a entrar na cidade bíblica de Zer.
“Betsaida era o nome da cidade durante o período do Segundo Templo, mas durante o Primeiro foi a cidade de Zer”, disse Rami Arav, professor na Universidade de Nebraska ao The Jerusalem Post, que cita o livro de Josué quando diz “As cidades fortificadas são Ziddim, Zer, Hammath, Rakkath, Kinneret”.
No início, a porta foi provisoriamente datada entre os anos 1.000 e 550 a.C. Agora, especialistas confirmaram que pertence ao tempo do rei David, entre os séculos XI e X a.C.
Dentro da cidade, nomeada várias vezes no Novo Testamento como a cidade onde Jesus viveu e onde conseguiu com cinco pães e dois peixes alimentar uma multidão de pessoas, os arqueólogos, incluindo Chris Sinkinson, também descobriram um estela de pedra rara que remonta ao reino de Gesur, no século XI a.C.
A peça, que representa a imagem do seu deus lunar na forma de um touro, é a segunda dessas características encontradas em Betsaida e a sétima do mundo antigo, do sul da Turquia ao Egito.
Também localizado nas Colinas de Golã, o reino de Gesur é mencionado na Bíblia juntamente com o Reino de David. Foi finalmente anexada pelo rei Hazael, que governou o que hoje é a Síria moderna.
Rami Arav afirmou que a porta e outras descobertas encontradas na cidade antiga dão a ideia de que era possível que Salomão e David não tivessem sido os únicos reis do reino israelita nos seus respetivos tempos, mas sim chefes de grandes tribos de israelitas.
“… A cidade onde Jesus viveu e onde conseguiu alimentar cinco pães e dois peixes”
Conseguir alimentar cinco pães, deve ser bem mais difícil do que alimentar dois peixes.
E que tal meus caros, ler os artigos antes de os publicar?
” A cidade onde Jesus viveu e onde conseguiu com cinco pães e dois peixes alimentar uma multidão de pessoas”
Caro José,
Obrigado pelo reparo. está corrigido.