Vasos de água podem ser o suficiente para salvar os koalas da extinção

Quando confrontados com as alterações climáticas que são cada vez mais severas, os koalas só precisam de vasos de água providenciados pelos humanos para sobreviver, defende uma equipa de cientistas australianos.

“A ideia de que os koalas não precisam de beber água, que deriva talvez do facto de o nome koala significar no idioma aborígene ‘não beber’, é um mito de vida longa”, afirmou a líder do estudo, Valentina Mella, da Escola de Ciências Ambientais da Universidade de Sidney, na Austrália, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Plos One.

Em declarações ao portal Live Science, a cientista explicou que, embora os koalas que atualmente estão em perigo de extinção consigam obter água a partir das folhas que comem, a quantidade obtida nem sempre é suficiente.

De acordo com Mella, as mudanças climáticas trazem outras ameaças – como a destruição do habitat, doenças e ataques de animais silvestres -, que reduzem o teor de água nas folhas. Ou seja: alguns destes mamíferos não conseguem combater este problema comendo simplesmente mais folhas para saciar a sede.

Além disso, o aumento das emissões de dióxido de carbono associadas às mudanças climáticas faz crescer os níveis de toxinas presentes nas folhas de eucalipto, o principal alimento destes animais. Os koalas, por sua vez, pode mesmo digerir um determinado nível destas toxinas, mas não em quantidades ilimitadas, alerta a equipa.

Tendo em conta o problema de acesso à água, os cientistas decidiram ajudar estes animais que correm o risco de se extinguirem: colocaram recipientes de água no chão e nos ramos dos eucaliptos e instalaram câmaras e sensores de movimento nas proximidades para perceberem se a iniciativa era ou não bem sucedida.

No primeiro ano, a equipe registou 605 visitas de koalas a 10 vasos com água. O número total de visitas e o tempo de consumo dobrou durante o Verão, quando comparado com as demais estações. Por isso, concluíram os cientistas, os koalas precisam de uma fonte adicional de água, principalmente quando as temperaturas sobem.

Este gesto simples, que implica apenas a colocação de vasos de água, pode salvar estes animais da extinção, frisaram ainda os cientistas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.