/

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la.

Monges da Abadia de Grimbergen, na Bélgica, voltaram a produzir uma cerveja comum durante a Idade Média após encontrarem a sua receita que estava perdida há 220 anos.

O método está descrito num livro do século XII, no qual os religiosos da época especificam o uso de lúpulo em vez de ervas fermentadas — facto que os coloca à frente dos conhecimentos dos seus contemporâneos.

Em entrevista concedida esta quarta-feira, os monges anunciaram que encontraram a fórmula nos arquivos da abadia e estão a reformar uma sala do mosteiro onde ficará a nova fábrica, que produzirá anualmente cerca um milhão de litros da bebida em parceria com as marcas Carlsberg e Alken-Maes.

Um dos monges, Karel Stautemas, disse em entrevista à emissora Rádio 2 que as obras começarão ainda este ano. “Tínhamos livros com as receitas antigas, mas ninguém conseguia lê-los“, explicou Stautemas. “Estava tudo em latim e holandês antigo. Trouxemos voluntários e passamos horas a folhear os livros e descobrimos listas de ingredientes para cervejas produzidas em séculos anteriores.”

A expectativa é de que a primeira cerveja Grimbergen esteja pronta até o final de 2020. Os lucros das vendas serão destinados à manutenção da Abadia e a ajudar os fiéis que “batem à sua porta”.

A abadia foi construída em 1128 e saqueada por tropas francesas em 1795, o que causou a destruição da cervejaria e a perda da receita. Grande parte do templo foi reconstruida, mas a fórmula só foi encontrada após uma longa investigação nos acervos do mosteiro, incluindo um difícil trabalho de tradução de latim e holandês antigos.

A cerveja fabricada será uma trippel de 10,8% de teor alcoólico e que ficará durante cinco meses em maturação em barris de whisky. A nova fábrica funcionará no mesmo lugar onde a cerveja era preparada no século XVII e uma parte da produção será exportada para França.

ZAP // EFE

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.