/

Médicos britânicos operam medula espinhal de bebé dentro do útero da mãe

Marcello Casal Jr. / ABr

Uma equipa de neurocirurgiões britânicos operou um bebé dentro do útero da mãe através de pequenas incisões feitas no estômago da progenitora. O feto tinha um defeito na medula espinhal que precisava de ser corrigido.

Pela primeira vez no Reino Unido, uma equipa de neurocirurgiões do King’s College Hospital operou um bebé com espinha bífida dentro do útero da sua mãe. A espinha bífida faz parte de um conjunto de malformações de nascimento conhecidas como deficiências do tubo neural.

O problema foi descoberto no bebé na vigésima semana de gestação e pode causar a paralisia total e perda de sensibilidade nas pernas, como explica o Russia Today. A equipa de neurocirurgiões e especialistas em medicina fetal foi guiada por ultra-som, introduzindo uma câmera e instrumentos cirúrgicos através de pequenas incisões no estômago da mãe.

A operação foi efetuada com sucesso e durou mais de três horas. Pouco tempo depois, o bebé acabaria por nascer e, segundo a mãe, está a recuperar bem da intervenção cirúrgica.

“O objetivo desta abordagem é reduzir os riscos para a mãe e para futuros filhos”, explicou um dos neurocirurgiões responsáveis pela operação, Bassel Zebian.

“Vários centros em todo o mundo fizeram grandes progressos nos últimos anos e demonstraram os benefícios da cirurgia fetal na redução da gravidade de condição e complicações associadas”, explicou Zebian.

A consultora de medicina fetal do hospital, Marta Santorum-Perez, disse que poucos hospitais “têm o conhecimento necessário para realizar a cirurgia usando o fetoscópio”. A equipa trabalhou lado a lado com Denise Lapa Pedreira, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, que foi pioneira nesta técnica.

A mãe mostrou-se bastante satisfeita e ficou aliviada com o resultado da operação. “Ele tem movimento nas pernas”, disse a mãe. Anteriormente foi-lhe dito que, caso não fizessem a operação, ele não conseguiria mexer as pernas.

“Eu tenho grandes esperanças para ele, desde o primeiro dia ele nos surpreendeu a todos. Todos os dias deixa-me muito orgulhosa, é um milagre”, disse a mãe, citada pelo site britânico Trick Hat Media.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.