/

Vem aí uma Lua cheia especial (e é azul)

A Lua Cheia deste sábado à noite será uma Lua Azul. Existem duas definições principais de uma Lua Azul, ambas referentes a uma lua cheia adicional que aparece dentro de uma certa janela de tempo, seja uma estação ou um mês.

O fenómeno é raro, chama-se Full Blue Moon, e só volta a acontecer em agosto de 2021. Esta vai também ser a terceira de quatro luas cheias da primavera, outro acontecimento incomum, já que por norma o satélite natural só entra nesta fase três vezes por estação.

Em termos astronómicos, uma estação é o tempo que decorre entre um equinócio e um solstício. Na maior parte das vezes só existem três Luas Cheias numa mesma estação. Quando há quatro, no entanto, algo que acontece a cada dois a três anos, chama-se “Lua Azul” à terceira.

Neste caso, entre o equinócio que abriu a primavera (19 de março) e o solstício que vai estrear o verão (21 de junho), também haverá quatro luas cheias. A primeira foi a 21 de março, a segunda a 19 de abril e a terceira será este sábado. A última antes do solstício acontecerá a 17 de junho. De acordo com a NASA, o fenómeno vai ser visível, especialmente, às 22h11 em Portugal.

Contudo, apesar de as condições atmosféricas lhe poderem dar um brilho azulado, esta lua não será realmente azul. E a previsão meteorológica pode não estar do seu lado. O relatório mais recente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, assinado pelo meteorologista Bruno Café, avisa que se esperam períodos de céu muito nublado. Pode até haver chuva fraca no litoral norte e centro e no litoral oeste da região sul.

Nos próximos 19 anos haverá apenas mais sete Luas Azuis como esta. A próxima será a 22 de agosto de 2021. Depois são as de 19 de agosto de 2024, 20 de maio de 2027, 24 de agosto de 2029, 21 de agosto de 2032, 22 de maio de 2035 e 18 de maio de 2038.

Nos Estados Unidos ainda lhe dão outros três nomes, explica a Earth Sky: Lua da Flor, Lua de Leite ou Lua da Sementeira. O nome tradicional para a lua cheia é às vezes a Lua da Flor, usada para significar as flores que florescem durante este mês no Hemisfério Norte.

Os nomes tradicionais de luas são frequentemente uma mistura de termos usados por culturas antigas, tribos nativas americanas e pagãos pré-cristãos europeus. Hoje em dia, não significam tanto Por exemplo, em janeiro de 2019, testemunhámos o “Super Blood Wolf Moon” – ou Super Lua de Sangue.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.