//

O papagaio mais sortudo do mundo sobreviveu a um tiroteio, uma mordida de cobra e um rapto

Freddy Krueger, o papagaio da Amazónia, tem estado nas manchetes do Brasil por ter voltado ao jardim zoológico depois de ter sido raptado recentemente.

O sequestro quase nem é uma surpresa para o papagaio que também já sobreviveu a um tiroteio entre a polícia e os seus ex-donos, que pertenciam a um gangue. Como se não bastasse, o animal foi ainda mordido por uma cobra.

Há quatro anos, o papagaio, da espécie Amazona aestiva, foi entregue a um jardim zoológico em Cascavel, no sul do Brasil, depois de ter sobrevivido a um ataque armado num covil de drogas onde morava com o dono. É possível que até tenha sido o vigia, pois ocasionalmente pássaros “falantes”, como papagaios, são usados dessa maneira. Recentemente, outro cúmplice aviário foi “preso” por alertar os seus donos traficantes de drogas um possível ataque policial.

“No tiroteio, Freddy foi atingido no bico superior, cegou e sofreu queimaduras nas penas que crescem entre os olhos”, relatou o jornal Folha de São Paulo.

Ele passou a morar no Zoológico Municipal de Cascavel, onde, apesar de ser mantido separado de outras aves devido a ocasionais explosões de violência, estava a começar a recuperar e estava ter o que o zoológico chamava de vida “quase normal”.

O seu bico partido impede-o de descascar sementes, mas come frutas e outros alimentos normalmente e tem uma “saúde do ferro”, segundo o veterinário do jardim zoológico.

Esta saúde foi posta à prova quando, apenas alguns dias antes do seu rapto, foi aparentemente mordido por uma cobra. Felizmente, não era venenosa, mas foi encontrado a sangrar profusamente.

Mais uma vez, sobreviveu e estava em recuperação quando os ladrões atacaram na noite de 16 de abril, sequestrando Freddy e outro papagaio da Amazónia, e um cilindro de gás. É mais provável que tenha sido roubado para ser vendido no comércio de animais de estimação.

Os papagaios, especialmente os da cor azul, são animais de estimação populares devido à sua sociabilidade, inteligência e capacidade extraordinária de copiar sons, incluindo a fala humana, fazendo parecer que falam. Embora a Amazona aestiva esteja listada como “menos preocupante”, a sua população registada está a diminuir.

No entanto, é possível que a sua aparência o tenha salvado, já que os papagaios magoados não valem muito. Não é claro se o papagaio escapou dos captores ou foi libertado mas dois, dias depois, apareceu do lado de fora da sua gaiola, de volta ao zoológico. “Eu não sei se o Freddy é sortudo ou azarado”, rematou o veterinário.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.