/

O mais antigo túmulo da China pertence a uma mulher sem cabeça (e de cócoras)

Uma equipa de arqueólogos confirmou que o túmulo mais antigo da China (13.500 anos) pertence a uma jovem que teria entre 13 a 18 anos. O cadáver foi encontrado de cócoras e sem cabeça, intrigando cientistas desde que foi descoberto, em meados de 2018.

O túmulo foi descoberto nas ruínas de Qingtang, na China, destacando-se desde logo pela postura em que o corpo foi colocado, mas também pelo facto de a jovem não ter cabeça, observa a agência noticiosa Xinhua.

No mesmo túmulo, a equipa encontrou um “pino de osso”, que sugere que os funerais da época já incluíam uma série de rituais fúnebres.

O diretor das escavações, Liu Suoqiang, explicou que o túmulo, onde o corpo foi colocado com uma posição deliberada, “aponta para o surgimento dos conceitos de vida e morte, bem como das crenças religiosas primitivas”, sustentou.

Contudo, importa frisar, esta não é a primeira vez que são encontrados corpos colocados de cócoras no sul da China e noutros lugares do sudeste asiático. Embora não se saiba ainda o que representa esta posição, os especialistas sugerem que os antepassados podem ter pretendido simular a posição fetal.

Liu adiantou ainda que a equipa está a estudar a cabeça “em falta”: os cientistas querem saber se esta parte do corpo foi retirada devido a causas naturais ou se estará antes relacionada com algum ritual funerário – suposição que carece de ser provados com a descoberta de mais túmulos semelhantes.

As ruínas de Qingtang, cuja escavação terminou no início deste ano, foram consideradas como uma das dez maiores descobertas arqueológicas chinesas em 2018.

Durante os trabalhos arqueológicos, a equipa encontrou também no local fragmentos de cerâmica que datam de há 17.000 anos, fornecendo mais provas de que o sul da China pode ter sido a primeira região do mundo a produzir cerâmica.

Desde 2016, ano em que se iniciaram as escavações, foram encontrados mais de 10.000 objetos, incluindo fósseis de ossos humanos e loiças antigas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.