/

Encontrado broche de ouro medieval que pode ter pertencido ao rei Edward IV

2

Dukes/BNPS

Graças a um detetor de metais, uma fã de antiguidades descobriu num campo no condado inglês de Lincolshire um broche de ouro com um valor estimado de 20.000 dólares (cerca de 17.700 euros), datado do século XV.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, que avançam com a notícia, os especialistas acreditam que o objeto possa ter pertencido ao rei Edward IV.

Lisa Grace, de 42 anos, encontrou a jóia medieval num terreno recentemente arado do condado inglês, localizado no leste de Inglaterra. Acredita-se que o broche, que terá decorado um chapéu, esteja ligado à realeza. O monarca Edward IV e a sua corte utilizaram semelhantes durante os seus dois reinados (1460-1483).

Os especialistas acreditam que a jóia foi feita no final do século XV, sendo desenhada com um sol em esplendor, o símbolo pessoal do rei Edward IV. Apesar de os indícios apontarem para que pertença à monarquia, os cientistas não excluem que possa também ter pertencido a um cortesão.

Tal como observa o diário britânico, é possível que a peça tenha sido perdida numa batalha. O primeiro reinado de Edward IV foi atormentado por várias lutas pelo poder e outros conflitos, muito dos quais decorreram neste condado.

https://twitter.com/RembrandtsRoom/status/1117696487830577152

Vários colecionadores e museus terão já mostrado interesse na peça, esperando-se ofertas avaliadas entre 10.000 a 15.000 libras esterlinas (11.500 a 17.300 euros).

Entretanto, Grance colocou já o broche à venda num leilão que será realizado na cidade cidade de Dorchester, no condado de Dorset.

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.