/

Biólogos descobriram como podemos ser “invisíveis” para os mosquitos

1

Uma equipa de biólogos moleculares dos EUA descobriram que os mosquitos detetam o cheiro do suor humano ao procurar as suas vítimas, descobrindo assim, embora de maneira teórica, uma maneira de tornar as pessoas “indetetáveis”.

Sabe-se que os mosquitos fêmeas lidam com uma grande variedade de informações sensoriais escolhendo as pessoas que picam: dióxido de carbono, odor corporal, calor, humidade e sinais visuais.

Agora, um novo estudo publicado na revista Current Biology foca o papel desempenhado pelo odor de compostos ácidos voláteis no suor humano neste processo.

A chave está em um co-recetor olfativo conhecido como Ir8a. Os investigadores descobriram que os mosquitos desprovidos de uma versão funcional do gene se sentem menos atraídos pelos seres humanos. A descoberta abre as portas para novas abordagens para o desenvolvimento de repelentes de mosquitos mais eficazes.

“Remover a função Ir8a elimina aproximadamente 50% da atividade de busca dos hóspedes”, disse o principal autor do estudo, Matthew DeGennaro, investigador de neurobiologia de mosquitos da Universidade Internacional da Flórida.

“Podem ser encontrados odores que mascaram o caminho IR8a e melhoram a eficácia dos repelentes atuais, como DEET ou picaridina. A nossa descoberta pode ajudar as pessoas a desaparecerem como possíveis hospedeiros de mosquitos”, explicou.

Na direção oposta, a rota Ir8a também poderia ser usada para fabricar atrativos projetados para manter os insetos longe das pessoas e até mesmo fazê-los entrar nas armadilhas.

DeGennaro diz que o seu objetivo final é desenvolver um perfume salva-vidas para proteger as pessoas contra picadas de mosquito e este novo estudo é um passo importante ao longo do caminho.

“A transmissão de doenças como dengue, febre amarela, zika e malária pode ser bloqueada se impedirmos que estes mosquitos nos mordam“, referiu DeGennaro. “Para encontrar novas soluções para prevenir picadas de mosquito, precisamos de nos concentrar em entender a base molecular do comportamento do mosquito.”

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.