/

Porta misteriosa encontrada dentro da Grande Esfinge de Gizé

2

O historiador Matt Sibson anunciou recentemente uma descoberta surpreendente que pode lançar luzes sobre um mistério antigo relacionado com um dos mais famosos monumentos do Antigo Egito – a Grande Esfinge de Gizé.

O mistério assolou a Grande Esfinge de Gizé durante vários anos, com historiadores de várias nacionalidades a debater quem a construiu, quando e até mesmo a existência de túneis secretos. Matt Sibson, especialista em história e antigas civilizações, acredita que duas relíquias podem ser cruciais para determinar o que está debaixo deste famoso monumento do Antigo Egito.

O historiador administra atualmente o canal do YouTube Ancient Architects, e oferece interpretações alternativas dos locais mais conhecidos do mundo, adianta o Daily Star.

Num dos seus vídeos mais recentes, Sibson afirma que nos tempos do Antigo Egito havia três estelas (colunas monolíticas com inscrições) localizadas à frente da Esfinge, quando foi erguida: a Estela dos Sonhos, construída pelo faraó Tutmés entre 1479 a.C. e 1425 a.C., que ainda permanece no local, e mais duas estelas que foram construídas pelo faraó Ramsés, o Grande, cerca de dois séculos depois.

Estas duas últimas estelas foram transferidas para o museu do Louvre, em Paris, no século XIX e “desde então pouco se fala sobre elas”.

Depois de encontrar uma imagem de uma dessas duas estelas perdidas num livro escrito pelo explorador Howard Vyce, em 1837, Sibson fez uma descoberta surpreendente.

“Há uma Esfinge no topo de uma plataforma, com Ramsés, o Grande, dando uma oferenda. A Esfinge está sentada em cima do que parece ser uma porta. Na Estela dos Sonhos também há uma porta debaixo da Esfinge que a bloqueia”, afirmou o historiador.

Além disso, o historiador acrescentou que Howard afirma no seu livro que “escavadores encontraram uma entrada sob a Esfinge que poderia ter apontado para uma cavidade debaixo da mesma. No entanto, o livro mostra em detalhe apenas uma das estelas.

“O que mostra a outra? Não sabemos. A estela precisa ser reanalisada e trazida de novo à vida, até porque poderia lançar mais luzes sobre esta porta”, disse Sibson. “Acho que há algo por baixo da Grande Esfinge, há muitos túneis sob o planalto de Gizé“, rematou.

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.