Porta misteriosa encontrada dentro da Grande Esfinge de Gizé

O historiador Matt Sibson anunciou recentemente uma descoberta surpreendente que pode lançar luzes sobre um mistério antigo relacionado com um dos mais famosos monumentos do Antigo Egito – a Grande Esfinge de Gizé.

O mistério assolou a Grande Esfinge de Gizé durante vários anos, com historiadores de várias nacionalidades a debater quem a construiu, quando e até mesmo a existência de túneis secretos. Matt Sibson, especialista em história e antigas civilizações, acredita que duas relíquias podem ser cruciais para determinar o que está debaixo deste famoso monumento do Antigo Egito.

O historiador administra atualmente o canal do YouTube Ancient Architects, e oferece interpretações alternativas dos locais mais conhecidos do mundo, adianta o Daily Star.

Num dos seus vídeos mais recentes, Sibson afirma que nos tempos do Antigo Egito havia três estelas (colunas monolíticas com inscrições) localizadas à frente da Esfinge, quando foi erguida: a Estela dos Sonhos, construída pelo faraó Tutmés entre 1479 a.C. e 1425 a.C., que ainda permanece no local, e mais duas estelas que foram construídas pelo faraó Ramsés, o Grande, cerca de dois séculos depois.

Estas duas últimas estelas foram transferidas para o museu do Louvre, em Paris, no século XIX e “desde então pouco se fala sobre elas”.

Depois de encontrar uma imagem de uma dessas duas estelas perdidas num livro escrito pelo explorador Howard Vyce, em 1837, Sibson fez uma descoberta surpreendente.

“Há uma Esfinge no topo de uma plataforma, com Ramsés, o Grande, dando uma oferenda. A Esfinge está sentada em cima do que parece ser uma porta. Na Estela dos Sonhos também há uma porta debaixo da Esfinge que a bloqueia”, afirmou o historiador.

Além disso, o historiador acrescentou que Howard afirma no seu livro que “escavadores encontraram uma entrada sob a Esfinge que poderia ter apontado para uma cavidade debaixo da mesma. No entanto, o livro mostra em detalhe apenas uma das estelas.

“O que mostra a outra? Não sabemos. A estela precisa ser reanalisada e trazida de novo à vida, até porque poderia lançar mais luzes sobre esta porta”, disse Sibson. “Acho que há algo por baixo da Grande Esfinge, há muitos túneis sob o planalto de Gizé“, rematou.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …