Porta misteriosa encontrada dentro da Grande Esfinge de Gizé

O historiador Matt Sibson anunciou recentemente uma descoberta surpreendente que pode lançar luzes sobre um mistério antigo relacionado com um dos mais famosos monumentos do Antigo Egito – a Grande Esfinge de Gizé.

O mistério assolou a Grande Esfinge de Gizé durante vários anos, com historiadores de várias nacionalidades a debater quem a construiu, quando e até mesmo a existência de túneis secretos. Matt Sibson, especialista em história e antigas civilizações, acredita que duas relíquias podem ser cruciais para determinar o que está debaixo deste famoso monumento do Antigo Egito.

O historiador administra atualmente o canal do YouTube Ancient Architects, e oferece interpretações alternativas dos locais mais conhecidos do mundo, adianta o Daily Star.

Num dos seus vídeos mais recentes, Sibson afirma que nos tempos do Antigo Egito havia três estelas (colunas monolíticas com inscrições) localizadas à frente da Esfinge, quando foi erguida: a Estela dos Sonhos, construída pelo faraó Tutmés entre 1479 a.C. e 1425 a.C., que ainda permanece no local, e mais duas estelas que foram construídas pelo faraó Ramsés, o Grande, cerca de dois séculos depois.

Estas duas últimas estelas foram transferidas para o museu do Louvre, em Paris, no século XIX e “desde então pouco se fala sobre elas”.

Depois de encontrar uma imagem de uma dessas duas estelas perdidas num livro escrito pelo explorador Howard Vyce, em 1837, Sibson fez uma descoberta surpreendente.

“Há uma Esfinge no topo de uma plataforma, com Ramsés, o Grande, dando uma oferenda. A Esfinge está sentada em cima do que parece ser uma porta. Na Estela dos Sonhos também há uma porta debaixo da Esfinge que a bloqueia”, afirmou o historiador.

Além disso, o historiador acrescentou que Howard afirma no seu livro que “escavadores encontraram uma entrada sob a Esfinge que poderia ter apontado para uma cavidade debaixo da mesma. No entanto, o livro mostra em detalhe apenas uma das estelas.

“O que mostra a outra? Não sabemos. A estela precisa ser reanalisada e trazida de novo à vida, até porque poderia lançar mais luzes sobre esta porta”, disse Sibson. “Acho que há algo por baixo da Grande Esfinge, há muitos túneis sob o planalto de Gizé“, rematou.

ZAP // SputnikNews

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Governo promete que preço da luz não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …