Porta misteriosa encontrada dentro da Grande Esfinge de Gizé

O historiador Matt Sibson anunciou recentemente uma descoberta surpreendente que pode lançar luzes sobre um mistério antigo relacionado com um dos mais famosos monumentos do Antigo Egito – a Grande Esfinge de Gizé.

O mistério assolou a Grande Esfinge de Gizé durante vários anos, com historiadores de várias nacionalidades a debater quem a construiu, quando e até mesmo a existência de túneis secretos. Matt Sibson, especialista em história e antigas civilizações, acredita que duas relíquias podem ser cruciais para determinar o que está debaixo deste famoso monumento do Antigo Egito.

O historiador administra atualmente o canal do YouTube Ancient Architects, e oferece interpretações alternativas dos locais mais conhecidos do mundo, adianta o Daily Star.

Num dos seus vídeos mais recentes, Sibson afirma que nos tempos do Antigo Egito havia três estelas (colunas monolíticas com inscrições) localizadas à frente da Esfinge, quando foi erguida: a Estela dos Sonhos, construída pelo faraó Tutmés entre 1479 a.C. e 1425 a.C., que ainda permanece no local, e mais duas estelas que foram construídas pelo faraó Ramsés, o Grande, cerca de dois séculos depois.

Estas duas últimas estelas foram transferidas para o museu do Louvre, em Paris, no século XIX e “desde então pouco se fala sobre elas”.

Depois de encontrar uma imagem de uma dessas duas estelas perdidas num livro escrito pelo explorador Howard Vyce, em 1837, Sibson fez uma descoberta surpreendente.

“Há uma Esfinge no topo de uma plataforma, com Ramsés, o Grande, dando uma oferenda. A Esfinge está sentada em cima do que parece ser uma porta. Na Estela dos Sonhos também há uma porta debaixo da Esfinge que a bloqueia”, afirmou o historiador.

Além disso, o historiador acrescentou que Howard afirma no seu livro que “escavadores encontraram uma entrada sob a Esfinge que poderia ter apontado para uma cavidade debaixo da mesma. No entanto, o livro mostra em detalhe apenas uma das estelas.

“O que mostra a outra? Não sabemos. A estela precisa ser reanalisada e trazida de novo à vida, até porque poderia lançar mais luzes sobre esta porta”, disse Sibson. “Acho que há algo por baixo da Grande Esfinge, há muitos túneis sob o planalto de Gizé“, rematou.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …

Estádio para os Jogos Olímpicos concluído antes da data prevista

O estádio Nacional Japonês, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020, está concluído, a um mês da estreia oficial, informou esta terça-feira o organismo proprietário do complexo. De acordo com o Conselho de …