Porta misteriosa encontrada dentro da Grande Esfinge de Gizé

O historiador Matt Sibson anunciou recentemente uma descoberta surpreendente que pode lançar luzes sobre um mistério antigo relacionado com um dos mais famosos monumentos do Antigo Egito – a Grande Esfinge de Gizé.

O mistério assolou a Grande Esfinge de Gizé durante vários anos, com historiadores de várias nacionalidades a debater quem a construiu, quando e até mesmo a existência de túneis secretos. Matt Sibson, especialista em história e antigas civilizações, acredita que duas relíquias podem ser cruciais para determinar o que está debaixo deste famoso monumento do Antigo Egito.

O historiador administra atualmente o canal do YouTube Ancient Architects, e oferece interpretações alternativas dos locais mais conhecidos do mundo, adianta o Daily Star.

Num dos seus vídeos mais recentes, Sibson afirma que nos tempos do Antigo Egito havia três estelas (colunas monolíticas com inscrições) localizadas à frente da Esfinge, quando foi erguida: a Estela dos Sonhos, construída pelo faraó Tutmés entre 1479 a.C. e 1425 a.C., que ainda permanece no local, e mais duas estelas que foram construídas pelo faraó Ramsés, o Grande, cerca de dois séculos depois.

Estas duas últimas estelas foram transferidas para o museu do Louvre, em Paris, no século XIX e “desde então pouco se fala sobre elas”.

Depois de encontrar uma imagem de uma dessas duas estelas perdidas num livro escrito pelo explorador Howard Vyce, em 1837, Sibson fez uma descoberta surpreendente.

“Há uma Esfinge no topo de uma plataforma, com Ramsés, o Grande, dando uma oferenda. A Esfinge está sentada em cima do que parece ser uma porta. Na Estela dos Sonhos também há uma porta debaixo da Esfinge que a bloqueia”, afirmou o historiador.

Além disso, o historiador acrescentou que Howard afirma no seu livro que “escavadores encontraram uma entrada sob a Esfinge que poderia ter apontado para uma cavidade debaixo da mesma. No entanto, o livro mostra em detalhe apenas uma das estelas.

“O que mostra a outra? Não sabemos. A estela precisa ser reanalisada e trazida de novo à vida, até porque poderia lançar mais luzes sobre esta porta”, disse Sibson. “Acho que há algo por baixo da Grande Esfinge, há muitos túneis sob o planalto de Gizé“, rematou.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Entre elogios e recados, Marcelo dá luz verde ao decreto de execução orçamental

O Presidente da República promulgou o decreto-lei de Execução Orçamental, um dia depois de o diploma ter entrado em Belém, para que "possa entrar em vigor ainda antes do início do segundo semestre". Na nota publicada …

Hospital da Luz em Lisboa limita acesso a urgências pediátricas no verão

O acesso dos clientes ao Atendimento Urgente de Pediatria "será limitado temporariamente" devido a obras de expansão do hospital. Condicionamento vai durar de 1 de julho a 15 de setembro. O Hospital da Luz, em Lisboa, …

Português entre as vítimas mortais em incêndio em Paris

Um cidadão português é uma das três vítimas mortais do incêndio ocorrido no sábado num prédio no centro de Paris, França, disse esta terça-feira à Lusa fonte oficial do Governo. Uma fonte oficial do gabinete do …

Restaurante de Avillez entre os 50 melhores do mundo

O restaurante Belcanto, do chef José Avillez, entrou pela primeira vez para a lista dos melhores 50 melhores restaurantes do mundo, para a 42ª posição. No ano passado, o restaurante, situado no Largo de São Carlos, …

Sevilha terá recusado contratar João Félix por 1,5 milhões. Era "muito dinheiro"

Reforço já garantido pelo Atlético Madrid para a próxima temporada, João Félix poderia por estes dias já andar na Liga espanhola, ao serviço do Sevilha, clube que no arranque da temporada 2018/19 terá recusado contratar …

Carrossel internacional do IVA. 15 empresários detidos em megaoperação da PJ

A Polícia Judiciária (PJ) deteve nesta terça-feira 15 empresários por suspeitas de fraude fiscal e de branqueamento de capitais no âmbito de um esquema conhecido por carrossel internacional do IVA. Está em causa um tipo de …

Portugal é “campeão” dos atrasos na aplicação de medidas anti-corrupção

Portugal foi o país com a maior proporção (73%) de recomendações não implementadas do Grupo de Estados Contra a Corrupção (GRECO), seguido da Turquia (70%), indica o relatório de 2018 deste órgão de monitorização anti …

"Cansado da insolência dos europeus", Irão renuncia a dois compromissos do acordo nuclear

O Irão libertar-se-á “resolutamente” de dois outros dos seus compromissos no quadro do acordo internacional sobre o seu programa nuclear “a partir de 7 de julho”, noticiou esta terça-feira a agência iraniana Fars, citando um …

Héctor Herrera já terá data de apresentação definida no Atlético de Madrid

O internacional mexicano Héctor Herrera vai ser reforço do Atlético de Madrid para as próximas épocas a partir do próximo dia 1 de julho. De acordo com o que escreve esta terça-feira o jornal catalão Mundo …

Ferro Rodrigues escreveu a Itália: "Miguel Duarte agiu por razões humanitárias"

O presidente da Assembleia da República transmitiu ao homólogo italiano a apreensão do parlamento com o processo de Miguel Duarte, investigado em Itália por suspeita de ajuda à imigração ilegal, defendendo que o jovem português …