/

O seu gato é neurótico ou mal-disposto? Pode estar a imitá-lo

Uma nova investigação, levada a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade Nottingham Trent, no Reino Unido, concluiu que os traços de personalidade dos donos de gatos estão relacionados com os comportamentos exibidos pelos seus felinos de estimação.

Ou seja: noutras palavras, e até determinado ponto, o seu gato pode estar a absorver e a espelhar aspetos da personalidade do seu próprio dono.

“Muitos donos consideram os seus animais de estimação como membros da família, formando com eles laços sociais estreitos. Portanto, é muito provável que os animais possam ser afetados pela forma como interagimos e como cuidamos deles. Por sua vez, ambos estes fatores podem ser influenciados pelas nossas diferenças de personalidade”, explicou Lauren Finka, uma das autoras do estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista especializada PLOS One.

Para chegar a esta conclusão, Finka e a sua equipa questionaram mais de 3000 donos de gatos, visando medir a sua personalidade na conhecida escala Big Five Inventory (BFI), teste que avalia os cinco principais traços de personalidade: Abertura a experiências,
Conscienciosidade, Extroversão, Instabilidade Emocional e Agradabilidade.

Os cientistas encontraram uma série de correlações que sugeriam não só o bem-estar do gato, mas também a sua personalidade. Por exemplo, um dono mais neurótico surgia associado a gatos descritos com um “problema comportamental”, que poderia ser evidenciado através de agressividade, ansiedade ou medo, ou então atrvés de comportamentos relacionados ao stresse, além de condições médicas ou excesso de peso.

Os cientistas descobriram também que os donos de gatos com maior pontuação na Extroversão tinham maior probabilidade de ter animais que desfrutavam mais do ar livre.  Os participantes que aparentavam ser mais afáveis relatavam estar mais satisfeitos com os seus felinos (que talvez fossem mais agradáveis).

Correlação não é causalidade

Apesar dos resultados, os cientistas sublinham que uma correlação não significa o mesmo da causalidade e, por isso mesmo, são necessários mais estudos para melhor compreender a ligação da personalidade dos donos e dos seus respetivos gatos.

“São necessárias mais pesquisas para investigar a natureza causal desta relação – e para perceber se, e como, as personalidades do proprietário estão a influenciar diretamente o comportamento e o bem-estar do seu gato”, explicou Finka.

O que importa recordar, frisaram ainda os cientistas, é que esta associação não se trata apenas da personalidade dos gatos, mas também do seu bem-estar. “A maioria dos donos quer oferecer o melhor cuidado possível para os seus gatos, e estes resultados destacam uma relação importante entre as nossas personalidades e o bem-estar dos nossos animais de estimação”, disse Finka.

A forma como tratamos este animais tem um impacto comprovado na sua saúde fisiológica e psicológica, de formas que nem sequer pensámos. “Os gatos nem sempre acham que viver como animais de estimação é fácil, e é importante que estejamos cientes de como o nosso comportamento pode estar a impactar este tantos, quer positiva quer negativamente”, concluiu a investigadora.

Um outro estudo, levado acabo por uma equipa de cientistas da Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, tinha já concluído que a nossa personalidade pode afetar o comportamento dos nossos gatos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.