/

Todos os dias cinco portugueses tornam-se britânicos

fatedsnowfox / Flickr

Todos os dias, em média, cinco emigrantes portugueses tornam-se britânicos. Só entre janeiro de 2017 e setembro de 2018, 2.655 emigrantes no Reino Unido conseguiram obter cidadania britânica, número que supera o total de autorizações concedidas nos cinco anos anteriores.

A notícia foi avançada neste sábado pelo Expresso. Segundo dados do Home Office, a que o semanário teve acesso, contabilizaram-se 1.234 registos de dupla nacionalidade em 2017. Em 2016, tinham-se registado 672 e no ano anterior apenas 422.

“A naturalização é a única forma que os emigrantes portugueses têm de ficar protegidos. Muitos dos que não cumprirem os requisitos acabarão por regressar a Portugal ou irão emigrar para outros destinos. A Irlanda poderá ser uma hipótese, por ter a mesma língua e porque é ali ao lado”, disse Rui Pena Pires, diretor do Observatório da Emigração, em declarações ao Expresso.

Os emigrantes portugueses que residam há, pelo menos, cinco anos no Reino Unido e que pretendam tornar-se britânicos são obrigados a realizar uma prova de língua e cultura inglesa e a pagar até 3.000 mil euros.

De acordo com o semanário, atualmente deverão existir 400 mil portugueses a viver no Reino Unido, sendo que a maioria (56%) são licenciados. Já o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras registou 22.431 cidadãos do Reino Unido a morar em Portugal em 2017.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.