/

Pântanos nos EUA ganham cores do arco-íris (e já há explicação)

Um arco-íris pareceu baixar do céu e instalar-se nas águas de um pântano do parque First Landing State, no estado da Virgínia, Estados Unidos.

A fotografia, que foi partilhada por Brent Rosse no Instagram, mostra o reflexo das cores sobre as águas, entre as sombras das árvores.

Michael Hussay, um engenheiro aposentado, que vive perto de um pântano, em Tallahassee, na Florida, disse que, em 40 anos a morar naquele local, só observou o fenómeno do arco-íris dez vezes.

“Ao longo dos anos, notei este fenómeno em alguns lagos e pântanos, mas eram arco-íris com cores fracas sobre as águas. Finalmente, encontrei o efeito em todo o seu esplendor”, afirmou ele, depois de ver a fotografia de Rosse.

À BBC, Jeff Ripple, especialista em pântanos da Florida, explicou que o efeito é resultado de uma combinação de circunstâncias que vão desde ciclos naturais de plantas ao ângulo em que a luz do sol incide.

Não se trata de um “arco-íris” propriamente dito, que é um fenómeno físico que ocorre pela refração da luz do sol nas gotas de chuva. No caso do “arco-íris dos pântanos”, a explicação é diferente.

“Este efeito é produzido quando uma película fina de óleo se forma sobre a água parada do pântano. Esta película é formada pelos óleos naturais libertados pela vegetação em decomposição e pelos processos biológicos de bactérias anaeróbicas no solo”, explicou.

De acordo com o especialista, a água precisa de permanecer imóvel durante longos períodos de tempo para que o arco-íris surja. “Um movimento causado pelo fluxo da água, da corrente ou por efeito do vento destruiria a frágil película do arco-íris”, ressalta.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.