O técnico Rui Vitória vai deixar o comando técnico do Benfica. Para o seu lugar deverá entrar interinamente Bruno Lage, treinador da equipa B, que terá o antigo capitão encarnado Luisão como adjunto.
Segundo revela a imprensa desportiva na noite desta quarta-feira, na sequência dos maus resultados da equipa do Benfica durante o mês de novembro, que culminaram com a goleada frente ao Bayern de Munique, a saída de Rui Vitória do Benfica está iminente e deverá ser anunciada nas próximas horas.
Ao encontro desta informação, avança o Record esta quinta-feira, Rui Vitória esteve esta manhã no Seixal, mas já não orientou o treino previsto para esta manhã, confirmando-se o cenário da saída do técnico encarnado. Também o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o administrador da SAD, Rui Costa, estiveram esta manhã no centro de treinos.
Segundo apurou o Correio da Manhã, o Benfica já terá iniciado o processo de recrutamento de um novo treinador e, para o Luís Filipe Vieira, o mais forte candidato para ocupar o é Jorge Jesus, o técnico que deu três títulos de campeão ao clube antes de sair para o Sporting em 2015, após seis épocas na Luz.
No momento, Jorge Jesus está ao serviço dos sauditas do Al Hilal, que lidera o campeonato com 12 vitórias e um empate em 13 jogos, e a sua saída deverá implicar uma avultada indemnização ao clube da Arábia Saudita.
Além disso, questiona-se o timming de uma possível saída. Jesus não deverá sair antes do Natal, o que obrigaria o Benfica a recorrer a um treinador interino. Há ainda outro cenário no qual Jorge Jesus só se poderá desvincular do clube do Médio Oriente em janeiro, prolongando mais o tempo de liderança interina na Luz.
O Record adianta ainda que o regresso de Jesus pode não ser tão demorado, revelando que o técnico está pronto para regressar já aos comandos dos encarnados.
Futre adiantou a informação
A informação da saída iminente de Rui Vitória foi adiantada em primeira mão por Paulo Futre, durante o programa Liga d’Ouro, da CMTV, que sugeriu que “não se admirava nada” que Rui Vitória tivesse colocado o lugar à disposição, durante reunião da direcção encarnada convocada de emergência para esta quarta-feira.
Segundo o desportivo O Jogo, a decisão já está tomada, e o técnico não vai continuar ao leme da equipa encarnada. O seu lugar será assumido interinamente por Bruno Lage, treinador da equipa B.
De acordo com A Bola, é o fim da linha para Rui Vitória. Três anos e meio depois de o técnico ter assumido o comando da equipa do Benfica, depois da série de maus resultados e exibições recentes, o presidente dos encarnados chegou à conclusão de que não há condições para o treinador continuar à frente da equipa.
Ao que o jornal apurou, Luís Filipe Vieira reuniu-se com o empresário de Rui Vitória, Mohamed Afzal, durante a tarde desta quarta-feira, para discutir os termos da rescisão, e o técnico não abdica dos valores a receber – mas é uma questão de horas para que a relação entre Rui Vitória e o Benfica conheça um final antecipado.
O técnico Bruno Lage, treinador da equipa B, deverá assumir interinamente o comando da equipa, tendo como adjuntos Luisão e Júlio César, ex-jogadores do clube — informação que foi confirmada na CMTV por André Ventura.
Segundo adiantou o comentador ligado ao Benfica, a direção encarnada está a equacionar a sucessão de Vitória, estando afastadas as hipóteses Jorge Jesus e Paulo Fonseca. Em cima da mesa, diz Ventura, estão os nomes de Rui Faria e Luís Castro.
A posição de Rui Vitória ter-se-á tornado insustentável após a série de resultados recentes da equipa encarnada, que nos últimos oito jogos regista quatro derrotas (Belenenses, Ajax, Moreirense e Bayern), um empate e apenas três vitórias.
Perante este quadro Rui Vitória já não estará à frente da equipa no jogo com o Feirense, a contar para a 11ª jornada da I Liga.