/

Italiano chora lágrimas de sangue e deixa médicos incrédulos

É um caso incomum que deixou a comunidade científica estupefacta. Na quinta-feira passada, a The New England Journal of Medicine reportou um caso clínico raro que poucos profissionais vão encontrar durante a sua carreira.  

Um homem de 52 anos foi às emergências de uma unidade hospitalar em Itália a chorar lágrimas sangue, relata a revista médica. Este é o tipo de caso clínico que nenhum médico espera encontrar, mesmo depois de toda a sua formação médica.

As lágrimas de sangre começaram a escorrer dos seus olhos duas horas antes e durante alguns minutos antes de chegar ao hospital sem qualquer motivo aparente. Uma hora depois, o choro de sangue parou exatamente da mesma forma como tinha começado – de forma espontânea e sem qualquer motivo aparente.

De acordo com a publicação, as lágrimas não afetaram a visão do italiano nem provocaram quaisquer traumas ou problemas de saúde. A revista relata ainda que nenhum episódio semelhante tinha acontecido até então ao paciente.

O homem estava a tomar medicação para tratar hipertensão leve e, durante os exames médicos realizados no hospital, a sua pressão arterial estava normal, tendo apenas uma leve hiperemia conjuntival (condição que faz com que os olhos fiquem vermelhos).

Depois de um diagnóstico mais minucioso, os médicos determinaram que se tratava de hemolacria, uma condição rara caracterizada pela presença de sangue nas lágrimas.

Sob as pálpebras do homem havia hemangiomas, tumores benignos causados por um crescimento anormal de vasos sanguíneos. Foi-lhe prescrito timolol gotas e, após a medicação, o paciente não voltou a sofrer episódios semelhantes durante mais de um ano.

As lágrimas de sangue podem ocorrer como resultado de infeção, inflamação ou lesão, bem como por tumores vasculares no olho e, apesar de serem uma condição física incomum, não estão necessariamente associada a problemas graves de saúde.

ZAP // RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.