Enquanto saudava os chilenos durante o cortejo de chegada a Santiago, no Chile, o Papa Francisco foi atingido por um objeto.
Esta quarta-feira, o Papa Francisco foi atingido na cara por um objeto, durante o cortejo de chegada a Santiago, no Chile. O Pontífice ia no papamóvel e estava a cumprimentar os chilenos quando o incidente aconteceu.
O líder da Igreja Católica continuou a saudar os presentes e a sorrir, como se nada tivesse acontecido. Segundo a RT, o Papa não pareceu ter ficado magoado. Pensa-se que o objeto possa ser uma toalha ou um chapéu, embora no vídeo não seja completamente percetível.
Antes e durante a visita do representante máximo da Igreja Católica, vários protestos e momentos de violência têm acontecido. Até ao momento, nove igrejas foram incendiadas no Chile como forma de protesto aos abusos sexuais cometidos por sacerdotes.
Na terça-feira, o Papa Francisco encontrou-se com um grupo de chilenos vítimas desses abusos, aos quais pediu desculpa “pelos danos irreparáveis” sofridos. O santo padre reconheceu também a “dor” dos sacerdotes que foram responsabilizados a nível coletivo pelos crimes de alguns, acrescentou.
A chegada de Francisco reviveu o escândalo dos sacerdotes que abusaram de crianças, tendo a organização Bishop Accountability publicado esta semana uma lista de 80 sacerdotes, clérigos e uma freira acusados de abusos sexuais de menores no país.
Esta é a primeira visita de Francisco a esta nação com 17 milhões de habitantes, desde que assumiu o papado, em 2013. Acontece numa altura em que muitos chilenos estão descontentes com a sua decisão, tomada em 2015, de nomear um bispo próximo do reverendo Fernando Karadima, que o Vaticano considerou culpado, em 2011.
Esta quinta-feira, o Papa parte para o Peru, para uma visita de três dias.
ZAP // Lusa