/

Hoje é o dia mais curto do ano

Hoje arranca oficialmente o Inverno no Hemisfério Norte, onde se assinala o dia mais curto do ano. Graças ao Solstício de Inverno que acontece nesta quinta-feira, 21 de Dezembro, às 16:28 horas de Portugal Continental. 

Exactamente 9 horas, 27 minutos e 4 segundos de luz em Lisboa marcam aquele que é o dia mais curto de 2017. No Porto são 9 horas e 12 minutos de luz; em Bragança são 9 horas e 8 minutos e em Faro, contam-se 9 horas e 37 minutos de luz. Já no Funchal, na Madeira, são 10 horas de luz.

Um Solstício é “quando um dos pólos está inclinado em direcção ao Sol na sua máxima extensão”, explica a NASA, notando que a palavra vem do Latim e que significa “Sol fica parado”.

“Quando o Pólo Norte está direccionado para o Sol, os dias do norte são mais longos e o tempo é mais quente”, refere a NASA. “Seis meses mais tarde, à medida que o Pólo Sul se direcciona para o Sol, o hemisfério sul assume o seu turno no Verão”, acrescenta a agência espacial norte-americana.

Será neste ponto que o Pólo Norte ficará fora do alcance do Sol, “mergulhando na total escuridão”, aponta o site Live Science, o que explica que este seja o dia mais curto do ano no Hemisfério Norte.

Já no Hemisfério Sul, é o dia mais longo do ano, “quando o Sol parece estar no seu ponto mais a sul no céu”, destaca aquela publicação científica.

Depois do Solstício, o Sol deixará de se mover para o sul, começando a deslocar-se para o norte. Os dias vão então começar a ficar gradualmente mais longos no Hemisfério Norte.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.