A banca nacional facturou 1,62 mil milhões de euros em comissões líquidas, pagas pelos clientes, desde Janeiro até Setembro de 2017. Um valor que reflecte uma subida de 5,7% relativamente a 2016.
Estes dados são avançados pelo Jornal de Notícias que aponta que BCP, CGD, Santander Totta, Novo Banco, BPI e Montepio amealharam mais 90 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2017 do que no mesmo período, no ano passado.
Em 2016, estes bancos tinham arrecado 1,53 mil milhões de euros em comissões, durante os primeiros nove meses do ano, segundo os dados do JN. Em 2017, facturaram de Janeiro a Setembro 1,62 mil milhões de euros, de acordo com a mesma fonte.
Estes resultados reflectem, em grande parte, as revisões efectuadas pelos Bancos nos preçários das comissões cobradas aos clientes pelos diversos serviços que prestam.
Nos últimos meses, quase todos os Bancos procederam a aumentos no preço destas comissões, alegando que têm que o fazer para conseguirem gerar lucros.
O Montepio Geral revela a maior subida nas comissões líquidas recebidas, com um aumento de 19,3%, para os 83,9 milhões de euros, refere o JN, notando que o banco explica estes resultados com “o impacto favorável da adequação do preçário à proposta de valor do grupo e da maior dinâmica de negócio”.
O Novo Banco registou um aumento de 12% nas comissões, situando-se nos 231,1 milhões de euros, e no BPI a subida foi de 9,1%, para os 216 milhões de euros.
Na Caixa Geral de Depósitos verificou-se uma subida de 1,8% para os 342 milhões de euros, mas este valor “ainda não reflecte totalmente o agravamento das comissões que entrou em vigor em Setembro”, lembra o JN.
O Santander Totta conseguiu 248,9 milhões de euros em comissões, o que constitui um aumento de 4,7%.
Já o BCP anunciou uma descida de 1,6% no valor das comissões cobradas, situando-se nos 337,7 milhões de euros.
era os depositantes organizarem-se e levantarem o dinheiro todo
Olha que novidade me dão!! Com custos de manutenção de contas bastante superiores aos juros das contas, não é novidade o lucro que eles tiram! Ainda não entendi, como é que alguns ou quase todos os bancos conseguem ter prejuízos! Quer dizer, faço uma ideia! Só não percebo como conseguem ludibriar o povo, visto que eles fazem as coisas à descarada! lol
Só paga quem quer. ActivoBank e BancoCTT não têm comissões. Banco BIG também tem preçário muito reduzido.
Exactamente – não é por falta de escolha!!
Eu, em mais de 20 anos de contas à ordem e cartões de debito e de credito, nunca paguei comissões!!
Será mais por falta de informação – mas isso tem que, obviamente, partir dos clientes!
Também há milhares de pessoas com os tarifários de telemóvel/Internet errados e que pagam demais só porque não se informam!
Se não perdessem tanto tempo a indignar-se no Facebook e/ou a ver lixo na Internet, se calhar poupavam uns trocos…
Inteiramente de acordo.
Inteiramente em desacordo. As assimetrias de informação são negócio e o estado deveria intervir
Completamente em desacordo!!
O Estado não é o “pai” nem pode andar com as pessoas todas “ao colo”!
Os bancos tem (obrigatoriamente) um preçário publico e cabe a cada um procurar os servicos/preços que melhor lhe convém.
Se a maioria das pessoas tem tempo e acesso à Internet para “brincar” no Facebook ou para ver palermices no YouTube também devem ter consultar o valor das comissões cobradas pelos bancos!!
É tudo uma questão de prioridades.
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O Estado deveria era intervir nas burlas como o Calcitrim, astrologia, videntes, etc, mas se a maior burla de todas – a Igreja Católica – é perfeitamente legal, então cada um pode vender a fé e as tangas que lhes apetece!!
E pior ainda muitos desses bancos ainda ganham mais comissões ( e estas são elevadíssimas) por conseguirem vender seguros ou produtos chamados de “prestigio”, que vão desde vinhos, artigos para a casa ou jóias aos seus clientes. Muitos são vendidos quase como obrigatório para redução de preço em contratação de crédito, e, outros por muitos contactos efectuados pelos funcionários do banco a pressionar os clientes a adquirir, chegando até a convidar os clientes várias vezes no mês a estarem presentes em demonstrações destes artigos que são expostos em balcões do banco ou até em Hotéis lembrando os convites para time sharing! E muitos desses produtos vendidos são de marcas claro de amigos ou familiares dos administradores ou até de grandes gestores destas instituições! Uma vergonha que acontece apenas em alguns bancos e ninguém controla!