A Polícia Judiciária deteve esta quarta-feira, em Fátima, um homem de nacionalidade italiana procurado pelas autoridades por ter cometido em 1974 um atentado com recurso a explosivos em Brescia, em Itália.
O italiano estava a rezar no santuário de Fátima quando foi surpreendido por pela Polícia Judiciária de Leiria. Segundo a imprensa italiana, Maurizio Tramonte é já um conhecido devoto, que terá ido a Fátima em busca de perdão pelas suas ações, de acordo com o Correio da Manhã.
O atentado executado por Maurizio aconteceu na manhã de 28 de maio de 1974, na via pública de Brescia. O homem ativou um engenho explosivo e causou uma explosão que ficou conhecida como o “Massacre de Piazza della Loggia”.
Na sequência do ataque – que ocorreu durante um protesto antifascista -, 99 pessoas ficaram feridas e oito morreram.
A PJ cumpriu o mandado de detenção europeu e deteve o terrorista, depois de ter informação que o homem procurado estava em Portugal. O italiano de 64 anos vai agora ser presente ao Tribunal da Relação de Évora para interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação a serem decididas.
O homem será depois entregue às autoridades italianas. Em Itália, o terrorista irá cumprir uma pena de prisão perpétua. A pena foi decretada pela Corte di Apello de Milão.
Mais um milagre da nossa senhora…