/

Preso na Áustria o homem “muito parecido com Hitler” que rondava a casa do ditador

1

Michael Kranewitter / Wikimedia

A casa onde nasceu Adolf Hitler, no nº 15 da Salzburger Vorstadt, em Braunau am Inn, Áustria

Um homem de 25 anos foi detido esta segunda-feira pela polícia na cidade de Ried in Innkreis, no estado federado de Alta Áustria, por andar na rua fantasiado como o ditador nazista Adolf Hitler, informou a agência de notícias APA.

Um porta-voz da polícia da Áustria declarou à APA que o homem “não resistiu” durante a detenção. O detido, que vai ser acusado de apologia ao nazismo, foi transferido ao centro penitenciário de Ried.

A procuradoria austríaca tinha solicitado a sua detenção depois de no fim de semana terem surgido informações na imprensa sobre um homem penteado e vestido como Hitler em Braunau, cidade natal do ditador nazi.

Um residente contou ao jornal local Oberösterreichischen Nachrichten que viu “muitas vezes o homem em Braunau” e que se questiona se isso “quer dizer alguma coisa”.

O suposto duplo – ou familiar próximo – de Hitler terá entre 25 a 30 anos e ter-se-á identificado num bar local como Harald Hitler. Foi observado numa livraria enquanto folheava revistas sobre a Segunda Guerra Mundial, e terá mesmo posado para uma fotografia em frente à famosa casa onde Hitler nasceu.

A casa tornou-se um local de adoração para neo-nazis de todo o mundo, que todos os anos fazem uma peregrinação no aniversário de Hitler. Mas a adoração e peregrinação terá os dias contados, uma vez que a casa de Braunau vai ser demolida.

O uso de símbolos do nacional-socialismo está proibido na Áustria, país que foi anexado pelo Terceiro Reich em 1938.

ZAP // EFE

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. A Áustria não foi anexada pela Alemanha. Tratou-se de uma integração que vinha a ser planeada desde o fim da I GG. Mais de 90% dos Austríacos votaram por essa integração. A identificação era tanta que Hitler, um austríaco, foi chanceler da Alemanha antes do Anschluss. A sua integração fazia parte da “Grande Alemanha”. Chega de branquear a participação da Áustria.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.