Para irmos mais longe na exploração espacial será necessário que os astronautas tenham condições para o fazer, e por isso mesmo a NASA vai testar diferentes propostas de 6 empresas sobre como se poderão criar os habitats que os suportem em missões espaciais de longa duração.
Neste tipo de coisas tudo tem que ser testado até ao limite antes de ser enviado para o espaço, e por isso mesmo a NASA vai primeiro avaliar que tal estas propostas se comportam no solo, criando protótipos funcionais que servirão para avaliar o seu desempenho e funcionalidade.
A agência espacial norte-americana pediu propostas à Bigelow Aerospace, Boeing, Lockheed Martin, Orbital ATK, Sierra Nevada Corporation, e NanoRacks. Na fotogaleria acima, o estudo que cada uma delas apresentou.
Contrariamente ao que se poderia pensar, principalmente depois de ver as naves especiais nos filmes de ficção científica, as propostas são bastante modestas, sendo que nalguns casos se reduzem a um pequeno conjunto de módulos.
Os projectos mais ambiciosos assemelham-se a uma ISS expandida, e alguns dos projectos dão uso aos módulos insufláveis expansíveis.
O conceito da NanoRacks tenta reaproveitar os estágios superiores dos foguetes lançadores, reutilizando-os como módulos habitacionais.
Mesmo que seja de forma modesta, este é mais um passo na direcção das estrelas, e que será indispensável para permitir que se aspirem a objectivos cada vez mais ambiciosos.