Governo francês lançou uma aplicação de telemóvel que tem como objetivo utilizar os seus utilizadores em caso de ataque terrorista.
A apenas dois dias do início do campeonato europeu de futebol, o Governo francês decidiu lançar uma aplicação que tem como objetivo alertar a população sobre eventuais ataques terroristas.
A competição, que decorre em França até dia 10 de julho, tem estado sob alerta máximo por causa da ameaça terrorista.
A aplicação, chamada SAIP, pode ser descarregada de forma gratuita e tem uma versão em inglês e em francês.
Segundo o Ministério do Interior, o objetivo é que a app alerte os seus utilizadores em caso de uma suspeita de ataque, funcionando como um acréscimo aos habituais dispositivos de alerta como as sirenes e as instruções das forças de segurança.
Os alertas sobre “acontecimentos inesperados” serão emitidos com base na geolocalização do utilizador.
A intenção das autoridades é avisar o maior número possível de pessoas sobre os incidentes num período máximo de apenas 15 minutos.
Os alertas, segundo o mesmo ministério, serão personalizados dependendo da exata localização em que a pessoa se encontra.
O SAIP também vai permitir que os utilizadores possam monitorizar os alertas em oito zonas geográficas distintas, permitindo-lhes ver a situação dos locais onde se encontram familiares e amigos.
Outra funcionalidade do serviço são as dicas e conselhos de como se manter em segurança caso um ataque terrorista aconteça.
ZAP / Canal Tech