O FC Porto anunciou esta segunda-feira a rescisão contratual com o treinador da equipa de futebol, José Peseiro, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
“A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, vem informar o mercado que chegou a acordo com o treinador da equipa principal de futebol, José Peseiro, para a cessação do seu vínculo contratual no final da presente época desportiva”, lê-se na nota tornada pública.
José Peseiro chegou aos ‘dragões’ a 20 de janeiro, para substituir no cargo o treinador espanhol Julen Lopetegui, tendo terminado a época no terceiro lugar na I Liga (a 15 pontos do tricampeão Benfica e a 13 do Sporting, segundo classificado) e foi finalista derrotado na Taça de Portugal, frente ao Sporting de Braga.
Na altura, conforme comunicado da SAD ao mercado, o treinador ribatejano assinou um contrato válido por época e meia, isto é, até junho de 2017, com mais uma época de opção.
Às ordens de Peseiro, no campeonato, o FC Porto conseguiu 11 vitórias e sofreu 5 das 7 derrotas da época, três das quais em casa: Arouca (1-2), Tondela (1-2) e Sporting (1-3).
Em termos europeus, a equipa, ‘despromovida’ à Liga Europa ainda sob o comando de Lopetegui, não passou dos 16 avos de final, batido nos dois jogos da eliminatória pelo Borussia de Dortmund (2-0 fora e 1-0 em casa).
No que podia ter sido o troféu de consolação e de alguma comunhão entre Peseiro, a direção e a massa associativa, os ‘dragões’ perderam a final da Taça de Portugal, no fecho da época, frente ao Sporting de Braga, numa partida resolvida no desempate por penáltis e depois de os ‘azuis e brancos’ terem recuperado de dois golos sem resposta ainda no tempo regulamentar.
Entretanto, uma notícia avançada esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias dá conta de que o antigo guarda-redes Nuno Espírito Santo será o novo treinador do FC Porto e deverá assinar contrato ainda esta semana.
ZAP / Futebol 365