Investigadores norte-americanos fizeram o primeiro teste bem sucedido com um drone criado para atrair chuva em áreas de seca.
O modelo aéreo, chamado “Sandoval Silver State Seeder“, sobrevoou a área de Hawthorne, no estado norte-americano do Nevada, a uma altitude de aproximadamente 120 metros por 18 minutos, e liberou na atmosfera partículas de iodeto de prata, que supostamente deveriam causar precipitação.
Embora o drone Seeder (“semeador”, em português) não tenha efetivamente causado chuva, o teste foi considerado um sucesso pelos investigadores e aviadores envolvidos.
“O voo demonstra um enorme potencial de usar sistemas não-tripulados para a ciência ambiental e aplicação de recursos naturais inovadores”, comentou a engenheira-chefe da operação, Amber Broch.
Ainda que soe a ficção científica, já existiram outras situações em que se usou partículas de iodeto de prata, como a abertura das Olimpíadas de Pequim, na China, para limpar a atmosfera da cidade.
Os cientistas pretendem utilizar a mesma técnica em regiões de combate à seca nos Estados Unidos, como na Califórnia e no sudoeste norte-americano.
Bruno já chegou aí ? 😉
se realmente o produto é bom, podem usa-lo agora no canada para combater os incendios e dar uma ajuda aos bombeiros