Um designer gráfico chinês construiu um robô em tamanho real com fisionomia baseada na da actriz Scarlett Johansson
Entrar no quarto de uma adolescente e encontrar vários pósteres de ídolos, ou até mesmo uma versão em cartão de uma celebridadea, não é algo demasiado estranho. Afinal, todos os fãs querem estar o mais próximo possível do seu ídolo.
Porém, o designer gráfico chinês Ricky Ma foi um pouco mais longe – e há quem diga mesmo, longe demais.
Ricky Ma construiu sozinho um robô em tamanho real baseado numa estrela de Hollywood que prefere não identificar – mas nem precisava de o fazer.
Provavelmente, o designer deve ter visto demasiadas vezes o filme “Ela”, e resolveu dar um corpo real à assistente virtual da película, interpretada pela actriz norte-americana Scarlett Johansson.
Ricky Ma gastou mais de 50 mil euros, durante o último ano, para criar o protótipo feminino do robô Mark 1, construído por si próprio no quintal de casa.
O robô foi programado para responder a uma série de comandos de voz pré-programados, que fazem a “cópia” de Scarlett Johansson responder a frases como “eu amo-te” e “tu és tão linda”, com sorrisos e piscadas de olhos.
Mas engana-se quem achar que Ma é um perito em robótica. A verdade é que o designer teve que aprender tudo desde o início em diversas áreas da tecnologia antes de começar a desenvolver o seu robô.
Cerca de 70% do corpo do robô foi feito por impressão 3D, e além de movimentos simples nas pernas e braços, o andróide consegue virar a cabeça e curvar-se.
O projecto é resultado de um dos sonhos de infância de Ma, que diz agora que, depois de ter criado seu próprio robô, é “um homem realizado”.
ZAP // CanalTech