Ahmet Muhsin Tuzer é um imã turco sunita que também é cantor rock e que deveria actuar no Museu de Serralves, no Porto, em Abril. Mas as autoridades religiosas da Turquia não querem que ele cante em Portugal.
Este concerto com o imã turco, que também é cantor do grupo rock FiRock, está marcado para o início de Abril, em Serralves, numa actuação conjunta com a banda Chora(s)san Time-Court Mirage.
No entanto, segundo a Renascença, “a autoridade religiosa da Turquia não gostou e impediu a vinda a Portugal” da banda de rock.
A estação cita a Al Jazeera para realçar que “uma fonte oficial do conselho turco dos assuntos religiosos” confirmou que “o pedido de Ahmet Muhsin Tuzer para actuar em Portugal foi rejeitado”.
“Eu queria representar o meu país e religião, em linha com as necessidades da religião, num tempo em que a islamofobia se está a espalhar no mundo Ocidental”, nota o imã turco no canal árabe.
“Deus sabe que não há nada de anti-islâmico na música que vamos tocar”, assegurou ainda Ahmet, que é fã de bandas como os Iron Maiden, Pink Floyd e Metallica.
O músico é seguido com muito carinho por um grande número de turcos, nomeadamente por aqueles que frequentam a pequena mesquita no Sul da Turquia, onde é imã.
“Queremos mostrar às pessoas, no mundo de hoje, o que o Islão significa. O Islão é uma religião global e social que abraça, ama e respeita toda a humanidade”, afirma o turco, citado pela Euronews.
ZAP