Mais cara que a gasolina simples, a gasolina aditivada é supostamente mais benéfica para o carro, mas ainda há quem fique cético. Eis cinco grandes mitos — e duas verdades — associadas ao combustível.
Presente no mercado há anos, a gasolina aditivada é ainda banhada de mitos e mal-entendidos.
Este combustível conta com aditivos químicos dispersantes e detergentes que fornecem benefícios adicionais ao motor e ao sistema de combustível do veículo, reduzindo a formação de depósitos no carburador, nos bicos injetores, nas hastes e nas válvulas de admissão.
A Galp elabora uma lista com alguns cinco grandes mitos — e duas verdades — associadas a este combustível mais caro do que a gasolina simples.
É mais pura
Mito. A gasolina aditivada não é mais pura que a comum; a diferença está nos aditivos.
A diferença fundamental reside nos aditivos detergentes e dispersantes que promovem a limpeza interna do motor, mas não alteram a pureza do combustível.
Vicia o motor do carro
Mito. O uso de gasolina aditivada não vicia o motor. Na verdade, nenhum tipo de combustível causa dependência no motor.
O que ocorre é uma adaptação do sistema de injeção eletrónica às características do combustível utilizado, o que pode levar a uma variação temporária no desempenho ao mudar de um tipo de gasolina para outro.
Aumenta a potência do motor
Mito. A gasolina aditivada não aumenta a potência, mas ajuda na limpeza do sistema de injeção eletrónica, melhorando o funcionamento e desempenho do motor.
O seu papel é, assim, mais preventivo e de manutenção. Portanto, enquanto não aumenta a potência, contribui para a eficiência do veículo.
É recomendada por fabricantes
Verdade. Geralmente, os fabricantes recomendam combustíveis aditivados para prolongar a vida útil do motor.
Esta recomendação é feita com o objetivo de prolongar a vida útil do motor, evitando a acumulação de resíduos e a degradação precoce de componentes internos.
Deve ser usada sempre para abastecer
Verdade. Para uma melhor limpeza do motor.
Alternar entre gasolina simples e aditivada não provoca problemas no automóvel, mas reduz o nível de limpeza.
Relação custo-benefício não compensa
Mito. A longo prazo, a gasolina aditivada é vantajosa.
Embora inicialmente mais cara, a longo prazo revela-se economicamente benéfica ao reduzir custos com manutenção e problemas de funcionamento.
São todas iguais
Mito. Os combustíveis aditivados variam entre fornecedores.
Cada fornecedor tem suas próprias formulações.