De macacos a pássaros, há 65 espécies de animais que “riem”

O riso não é uma característica exclusivamente humana, segundo um novo estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Várias espécies de animais também podem “rir”, como pássaros e mamíferos.

Sasha L. Winkler e Gregory A. Bryantb, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, fizeram uma extensa revisão de artigos científicos já publicados sobre o tema e outros que mencionaram sons diferentes emitidos por uma espécie em determinada atividade.

O estudo concluiu que existem pelo menos 65 criaturas diferentes, incluindo humanos, que podem rir.

O riso humano pode apresentar diferentes significados, como uma brincadeira ou uma situação de desconforto. O riso em animais é uma expressão mais simples e direta, segundo o Ars Technica. De forma geral, é um indicativo de que está na hora de brincar.

Na brincadeira/briga entre animais, “[algumas ações] podem ser interpretadas como agressão”. “A vocalização ajuda a sinalizar, durante essa interação, que: ‘Não vou morder o teu pescoço. Vai ser apenas uma mordida simulada'”, detalhou a investigadora Sasha L. Winkler.

O riso dos animais costuma ser muito diferente do dos humanos. O riso do Alce das Montanhas Rochosas (Cervus canadensis nelsoni) é mais parecido com um guincho, enquanto o do roedor degu (Octodon degus) é uma espécie de ronronar.

Devido a esta ampla variedade de sons, que podem ser considerados como riso, os autores optam por chamar o fenómeno de “vocalizações lúdicas“.

“A nossa abrangente revisão revela que os sinais vocais durante as brincadeiras sociais são bastante comuns entre as espécies de mamíferos e alguns pássaros, desafiando ainda mais a outrora ‘sabedoria convencional’ de que as brincadeiras com animais são silenciosas”, escreveram os autores.

O comportamento de reprodução vocal foi documentado em primatas, vacas domésticas e cães, raposas, focas e mangustos, assim como em três espécies de pássaros, incluindo periquitos e pegas australianas.

O artigo científico foi recentemente publicado na Bioacoustics.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …

Gabriel foi afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …

Governo quer reduzir para três o número de testemunhas em processos civis

O Governo quer reduzir para três o número máximo de testemunhas por cada facto que se queira ver provado em tribunal no âmbito de um processo, visando aumentar a celeridade e estabelecer um critério de …

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …

Ugarte está a caminho de Alvalade, mas Amorim quer mais três reforços

O Sporting já terá garantido a contratação de Manuel Ugarte, mas Rúben Amorim ainda quer trazer mais um avançado, um extremo e um defesa-central. Depois de várias rondas de negociações, o Sporting finalmente chegou a acordo …

Marcelo começou a receber partidos. "Recuperação socioeconómica" é preocupação comum

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou a receber os partidos políticos com assento parlamentar esta segunda-feira. À saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, João Cotrim de Figueiredo disse que levou até …

"Não consigo aceitar": português chora depois de perder nos Jogos Olímpicos

Anri Egutidze ficou claramente desiludido por ter perdido logo no seu primeiro combate no torneio masculino de judo: "Vim para ganhar, mesmo". Anri Egutidze chegou aos Jogos Olímpicos para lutar por uma medalha no judo, categoria …

Jogos Olímpicos: Lucas joga com máscara no rosto

Lucas Saatkamp, uma das figuras da seleção brasileira masculina de voleibol, utiliza máscara de proteção contra a COVID-19 durante os jogos em Tóquio. Quem assistiu ao grande jogo desta segunda-feira, o Brasil-Argentina, no torneio masculino de …

PS responde à letra: "O BE pode continuar a fazer a vista grossa aos avanços" no SNS

O PS rejeitou esta segunda-feira as críticas do BE sobre a fixação de profissionais no Serviço Nacional de Saúde, argumentando que o executivo tem sido "consistente" na valorização destes trabalhadores e apelando ao diálogo para …