60 anos depois, carteira perdida numa escola volta à sua dona

Cathy Yeulet / Canva

Numa brincadeira com uma colega, Joyce Stratman perdeu a sua carteira na escola e nunca mais a recuperou.  Este ano, a escola foi remodelada, os construtores encontraram a carteira e conseguiram devolvê-la passados 60 anos.

Joyce Stratman estava no primeiro ano na Cambria-Friesland Middle School e High School, em Wisconsin, quando uma amiga roubou a sua carteira vermelha e a escondeu em cima de uma parede do balneário.

Era suposto ser só uma brincadeira“, disse Joyce ao Daily Citizen[1]. Mas a carteira acabou por cair num buraco, em blocos de cimento, onde não era possível ir buscá-la. “Nós brincávamos que um dia a escola ia ser demolida e alguém a ia encontrar”, conta.

E assim aconteceu. Em junho — décadas depois —, uma equipa de construção que estava a remodelar o balneário da escola, descobriu uma carteira velha.

A carteira que Joyce perdeu não tinha documentos de identificação, o que tornou o processo ainda mais complicado. Mas a carteira estava cheia de outras pistas — que foram importantes para descobrir a identidade da sua proprietária, conta o Mental Floss.

A carteira tinha fotografias antigas, uma senha de almoço da escola e recortes de revistas enfiados nas dobras. A maior pista veio de uma folha amarelada e pautada, com notas de uma aula — o nome Joyce D. estava escrito no topo do papel.

Steve De Young, o líder da equipa de construção, partilhou o achado com o seu sogro Glenn Smits. Quando este viu o nome escrito no papel, pensou na sua prima Joyce Stratman, cujo nome na altura era Joyce Dyksta.

Foi então que a esposa de Steve enviou uma mensagem para Joyce, que confirmou as suspeitas. Não havia dinheiro na carteira quando esta foi devolvida, mas Joyce vários objetos que achava ter perdido para sempre.

A carteira ainda tinha dentro fotos de amigas de infância e de irmãos, tiradas há mais de 60 anos. Chegou até a encontrar uma mecha do cabelo da irmã.

Depois de se recordar destas memórias, Joyce ligou para a amiga que tinha sido responsável por perder a carteira e, agradeceu-lhe por tornar aquela experiência possível.

[1] Por questões legais relacionadas com a norma GDPR, à hora desta edição o site encontrava-se inacessível a IPs europeus.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …