60 anos depois, carteira perdida numa escola volta à sua dona

Cathy Yeulet / Canva

Numa brincadeira com uma colega, Joyce Stratman perdeu a sua carteira na escola e nunca mais a recuperou.  Este ano, a escola foi remodelada, os construtores encontraram a carteira e conseguiram devolvê-la passados 60 anos.

Joyce Stratman estava no primeiro ano na Cambria-Friesland Middle School e High School, em Wisconsin, quando uma amiga roubou a sua carteira vermelha e a escondeu em cima de uma parede do balneário.

Era suposto ser só uma brincadeira“, disse Joyce ao Daily Citizen[1]. Mas a carteira acabou por cair num buraco, em blocos de cimento, onde não era possível ir buscá-la. “Nós brincávamos que um dia a escola ia ser demolida e alguém a ia encontrar”, conta.

E assim aconteceu. Em junho — décadas depois —, uma equipa de construção que estava a remodelar o balneário da escola, descobriu uma carteira velha.

A carteira que Joyce perdeu não tinha documentos de identificação, o que tornou o processo ainda mais complicado. Mas a carteira estava cheia de outras pistas — que foram importantes para descobrir a identidade da sua proprietária, conta o Mental Floss.

A carteira tinha fotografias antigas, uma senha de almoço da escola e recortes de revistas enfiados nas dobras. A maior pista veio de uma folha amarelada e pautada, com notas de uma aula — o nome Joyce D. estava escrito no topo do papel.

Steve De Young, o líder da equipa de construção, partilhou o achado com o seu sogro Glenn Smits. Quando este viu o nome escrito no papel, pensou na sua prima Joyce Stratman, cujo nome na altura era Joyce Dyksta.

Foi então que a esposa de Steve enviou uma mensagem para Joyce, que confirmou as suspeitas. Não havia dinheiro na carteira quando esta foi devolvida, mas Joyce vários objetos que achava ter perdido para sempre.

A carteira ainda tinha dentro fotos de amigas de infância e de irmãos, tiradas há mais de 60 anos. Chegou até a encontrar uma mecha do cabelo da irmã.

Depois de se recordar destas memórias, Joyce ligou para a amiga que tinha sido responsável por perder a carteira e, agradeceu-lhe por tornar aquela experiência possível.

[1] Por questões legais relacionadas com a norma GDPR, à hora desta edição o site encontrava-se inacessível a IPs europeus.

DR, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.