60 anos depois, carteira perdida numa escola volta à sua dona

Cathy Yeulet / Canva

Numa brincadeira com uma colega, Joyce Stratman perdeu a sua carteira na escola e nunca mais a recuperou.  Este ano, a escola foi remodelada, os construtores encontraram a carteira e conseguiram devolvê-la passados 60 anos.

Joyce Stratman estava no primeiro ano na Cambria-Friesland Middle School e High School, em Wisconsin, quando uma amiga roubou a sua carteira vermelha e a escondeu em cima de uma parede do balneário.

Era suposto ser só uma brincadeira“, disse Joyce ao Daily Citizen[1]. Mas a carteira acabou por cair num buraco, em blocos de cimento, onde não era possível ir buscá-la. “Nós brincávamos que um dia a escola ia ser demolida e alguém a ia encontrar”, conta.

E assim aconteceu. Em junho — décadas depois —, uma equipa de construção que estava a remodelar o balneário da escola, descobriu uma carteira velha.

A carteira que Joyce perdeu não tinha documentos de identificação, o que tornou o processo ainda mais complicado. Mas a carteira estava cheia de outras pistas — que foram importantes para descobrir a identidade da sua proprietária, conta o Mental Floss.

A carteira tinha fotografias antigas, uma senha de almoço da escola e recortes de revistas enfiados nas dobras. A maior pista veio de uma folha amarelada e pautada, com notas de uma aula — o nome Joyce D. estava escrito no topo do papel.

Steve De Young, o líder da equipa de construção, partilhou o achado com o seu sogro Glenn Smits. Quando este viu o nome escrito no papel, pensou na sua prima Joyce Stratman, cujo nome na altura era Joyce Dyksta.

Foi então que a esposa de Steve enviou uma mensagem para Joyce, que confirmou as suspeitas. Não havia dinheiro na carteira quando esta foi devolvida, mas Joyce vários objetos que achava ter perdido para sempre.

A carteira ainda tinha dentro fotos de amigas de infância e de irmãos, tiradas há mais de 60 anos. Chegou até a encontrar uma mecha do cabelo da irmã.

Depois de se recordar destas memórias, Joyce ligou para a amiga que tinha sido responsável por perder a carteira e, agradeceu-lhe por tornar aquela experiência possível.

[1] Por questões legais relacionadas com a norma GDPR, à hora desta edição o site encontrava-se inacessível a IPs europeus.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …