60 anos depois, carteira perdida numa escola volta à sua dona

Cathy Yeulet / Canva

Numa brincadeira com uma colega, Joyce Stratman perdeu a sua carteira na escola e nunca mais a recuperou.  Este ano, a escola foi remodelada, os construtores encontraram a carteira e conseguiram devolvê-la passados 60 anos.

Joyce Stratman estava no primeiro ano na Cambria-Friesland Middle School e High School, em Wisconsin, quando uma amiga roubou a sua carteira vermelha e a escondeu em cima de uma parede do balneário.

Era suposto ser só uma brincadeira“, disse Joyce ao Daily Citizen[1]. Mas a carteira acabou por cair num buraco, em blocos de cimento, onde não era possível ir buscá-la. “Nós brincávamos que um dia a escola ia ser demolida e alguém a ia encontrar”, conta.

E assim aconteceu. Em junho — décadas depois —, uma equipa de construção que estava a remodelar o balneário da escola, descobriu uma carteira velha.

A carteira que Joyce perdeu não tinha documentos de identificação, o que tornou o processo ainda mais complicado. Mas a carteira estava cheia de outras pistas — que foram importantes para descobrir a identidade da sua proprietária, conta o Mental Floss.

A carteira tinha fotografias antigas, uma senha de almoço da escola e recortes de revistas enfiados nas dobras. A maior pista veio de uma folha amarelada e pautada, com notas de uma aula — o nome Joyce D. estava escrito no topo do papel.

Steve De Young, o líder da equipa de construção, partilhou o achado com o seu sogro Glenn Smits. Quando este viu o nome escrito no papel, pensou na sua prima Joyce Stratman, cujo nome na altura era Joyce Dyksta.

Foi então que a esposa de Steve enviou uma mensagem para Joyce, que confirmou as suspeitas. Não havia dinheiro na carteira quando esta foi devolvida, mas Joyce vários objetos que achava ter perdido para sempre.

A carteira ainda tinha dentro fotos de amigas de infância e de irmãos, tiradas há mais de 60 anos. Chegou até a encontrar uma mecha do cabelo da irmã.

Depois de se recordar destas memórias, Joyce ligou para a amiga que tinha sido responsável por perder a carteira e, agradeceu-lhe por tornar aquela experiência possível.

[1] Por questões legais relacionadas com a norma GDPR, à hora desta edição o site encontrava-se inacessível a IPs europeus.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …