60 anos depois, carteira perdida numa escola volta à sua dona

Cathy Yeulet / Canva

Numa brincadeira com uma colega, Joyce Stratman perdeu a sua carteira na escola e nunca mais a recuperou.  Este ano, a escola foi remodelada, os construtores encontraram a carteira e conseguiram devolvê-la passados 60 anos.

Joyce Stratman estava no primeiro ano na Cambria-Friesland Middle School e High School, em Wisconsin, quando uma amiga roubou a sua carteira vermelha e a escondeu em cima de uma parede do balneário.

Era suposto ser só uma brincadeira“, disse Joyce ao Daily Citizen[1]. Mas a carteira acabou por cair num buraco, em blocos de cimento, onde não era possível ir buscá-la. “Nós brincávamos que um dia a escola ia ser demolida e alguém a ia encontrar”, conta.

E assim aconteceu. Em junho — décadas depois —, uma equipa de construção que estava a remodelar o balneário da escola, descobriu uma carteira velha.

A carteira que Joyce perdeu não tinha documentos de identificação, o que tornou o processo ainda mais complicado. Mas a carteira estava cheia de outras pistas — que foram importantes para descobrir a identidade da sua proprietária, conta o Mental Floss.

A carteira tinha fotografias antigas, uma senha de almoço da escola e recortes de revistas enfiados nas dobras. A maior pista veio de uma folha amarelada e pautada, com notas de uma aula — o nome Joyce D. estava escrito no topo do papel.

Steve De Young, o líder da equipa de construção, partilhou o achado com o seu sogro Glenn Smits. Quando este viu o nome escrito no papel, pensou na sua prima Joyce Stratman, cujo nome na altura era Joyce Dyksta.

Foi então que a esposa de Steve enviou uma mensagem para Joyce, que confirmou as suspeitas. Não havia dinheiro na carteira quando esta foi devolvida, mas Joyce vários objetos que achava ter perdido para sempre.

A carteira ainda tinha dentro fotos de amigas de infância e de irmãos, tiradas há mais de 60 anos. Chegou até a encontrar uma mecha do cabelo da irmã.

Depois de se recordar destas memórias, Joyce ligou para a amiga que tinha sido responsável por perder a carteira e, agradeceu-lhe por tornar aquela experiência possível.

[1] Por questões legais relacionadas com a norma GDPR, à hora desta edição o site encontrava-se inacessível a IPs europeus.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …