Investigadores identificam 538 genes “inteligentes”

(dr) Stanford Medicine

Nem mais, nem menos. São 538 os genes associados à inteligência e 187 as regiões do genoma humano relacionadas com as habilidades do pensamento.

Com o objetivo de encontrar os genes associados à inteligência, um grupo de investigadores da Universidade de Edimburgo, da Universidade de Southampton e da Universidade de Harvard realizaram um estudo de modo a comparar a variação de ADN em mais de 240.000 pessoas em todo o mundo.

Segundo o New Scientist, o maior estudo feito neste campo identificou 538 genes relacionados com as capacidades intelectuais e 187 regiões do genoma humano relacionadas com as habilidades do pensamento. Alguns destes genes estão também relacionados com uma maior esperança de vida.

No entanto, é de ressalvar que não se pode estimar a inteligência de uma pessoa a partir do seu genoma. Quando analisou o ADN de um grupo de pessoas diferentes, a equipa só conseguiu apontar 7% das diferenças de inteligência existentes entre elas, informa a Universidade de Edimburgo em comunicado.

Sabe-se também que o meio ambiente e a genética contribuem para as diferenças observadas na inteligência das pessoas. As crianças bem nutridas, que cresceram em ambientes seguros, não poluídos e estimulantes apresentam melhores resultados nos testes de QI, por exemplo.

O estudo sugere assim que a saúde e a inteligência estão em parte relacionadas dado que alguns dos mesmos genes influenciam ambas.

O estudo, publicado recentemente no Molecular Psychatry, aponta também que os 538 genes “inteligentes” estão relacionados com o processo segundo o qual os neurónios transportam sinais de um lugar para outro no cérebro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em Espanha, Tiago Tomás é destacado como "o sucessor de Cristiano" no Sporting

Tiago Tomás foi figura de destaque numa reportagem do jornal espanhol AS, que aponta o jovem avançado como o "sucesso de Cristiano [Ronaldo]". Com apenas 18 anos de idade, Tiago Tomás destacou-se esta temporada ao agarrar …

"Raspadinha" do Património já está disponível

A lotaria do Património, iniciativa do Governo inicialmente prevista a para 2020, é lançada esta terça-feira, no Dia Internacional dos Museus. A lotaria instantânea do Património vai ficar disponível a partir desta terça-feira, Dia Internacional dos …

Já se sabe quem lutou nas antigas batalhas gregas de Hímera

Cientistas descobriram - com mais precisão - quem lutou nas antigas batalhas gregas de Hímera, que opuseram os gregos aos cartagineses. Uma equipa de investigadores analisou a composição química do esmalte dentário de 62 soldados que …

Ana Gomes acusa Marcelo de "respaldar" Sissoco Embaló, um "serventuário do terrorista Khadaffi"

O Presidente da República inicia, esta segunda-feira, uma visita à Guiné-Bissau. Ana Gomes critica Marcelo Rebelo de Sousa por "respaldar" Umaro Sissoco Embaló, Presidente guineense. Com esta visita, Marcelo Rebelo de Sousa vai "respaldar" Umaro Sissoco …

20 anos depois, o campeão improvável é um dos aflitos (com muitos "anticorpos" pelo meio)

O Boavista conquistou o seu único título de campeão da I Liga portuguesa de futebol há 20 anos. Duas décadas depois, os tempos são bem diferentes e os axadrezados lutam para fugir à despromoção. O Boavista …

Cavaco entrou em choque com Rio. Reforma das Forças Armadas vai a debate (e deve passar)

Esta terça-feira, chega à Assembleia da República a reforma das Forças Armadas, que será debatida em plenário e tem, à partida, aprovação garantida. No domingo, Aníbal Cavaco Silva veio a público dizer que seria "chocante" ver …

Abacates contêm substância que pode ajudar a combater a leucemia

Um composto presente no abacate pode, em última análise, oferecer uma rota para um melhor tratamento da leucemia, refere um novo estudo da Universidade de Guelph. O composto tem como alvo uma enzima que os cientistas …

"Cumplicidade criminosa." Erdogan acusa Biden de ter sangue nas mãos

Durante décadas, Israel contou com os Estados Unidos como escudo diplomático. Agora, o apoio inabalável do país parece cada vez mais precário, com Joe Biden a ser alvo de críticas. O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, …

Aumenta pressão para cessar-fogo após novos bombardeamentos em Gaza

A comunidade internacional apela a que haja um cessar-fogo, mas continuam os ataques dos dois lados sem que se vislumbre um sinal de tréguas. Segundo a Al Jazeera, registaram-se dezenas de bombardeamentos israelitas contra Gaza já …

Maioria de direita na mira. André Ventura pede reunião a Rui Rio

O líder do Chega, André Ventura, vai pedir uma reunião ao presidente do PSD, Rui Rio, para "analisar os cenários prováveis de uma construção de uma maioria de direita" que tire o PS do poder. A …