A semana começa com chuva na maioria do território mas as temperaturas amenas vão ser substituídas a partir de sexta-feira.
Na série A Guerra dos Tronos, o aviso era sobre outra estação mas, neste caso, há mesmo contexto para dizer “o Verão está a chegar”.
E ao olhar para o início da semana, nem parece que o Verão vem já aí, daqui a dois dias. Mas vem – e com diferenças visíveis na temperatura.
Esta segunda-feira há chuva ou aguaceiros, mais frequentes e intensos
nas regiões Norte e Centro, com o Sul a “escapar” a esta tendência. Pode haver trovoadas, sobretudo no interior.
Aliás, há 11 distritos que estão sob aviso amarelo nesta segunda-feira devido a chuva, trovoada e algum granizo.
As temperaturas máximas são, globalmente, amenas. Nas capitais de distrito vão dos 21 graus em Viana do Castelo até aos 30 ou 31 graus em Évora e Beja – as únicas duas capitais que igualam ou superam os 30 graus.
Mas o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já deixou a sua habitual previsão estado do tempo para toda esta semana e avisa: será uma semana de mudança no estado do tempo em Portugal Continental.
É que, depois da chuva (que se vai prolongar até quarta-feira em algumas regiões), vem aí a intensificação do anticiclone e uma massa de ar quente e seca do norte de África.
O Verão começa no dia 21, quarta-feira, e logo no dia seguinte quinta-feira, dia 22 de Junho, a chuva desaparece e as temperaturas começam a subir.
Mas é de quinta para sexta-feira que se vai notar a grande diferença, com uma subida “muito significativa” de temperatura, como descreveu à agência Lusa a meteorologista do IPMA, Maria João Frada.
Olhando para as previsões actuais disponíveis no site do IPMA, Mourão é um dos sítios onde se vai verificar essa mudança: 35 graus na quinta-feira, 41 graus na sexta.
É também Mourão que bate recordes: no próximo domingo, dia 25, o concelho de Évora deve registar temperatura máxima de 44 graus. Um número que se vai manter no dia seguinte; com 43 graus no sábado (24 de Junho) e na terça-feira (dia 27).
Sem surpresa, é no Alentejo que encontramos previsões de temperatura mais altas no país: Mora, Elvas, Barrancos, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Mértola, Serpa e Vidigueira deverão chegar aos 43 graus no próximo fim-de-semana e no início da próxima semana.