/

Quase 40 mil pessoas esperam pelos apoios do Estado para obras de climatização em casa

Pixabay

A segunda fase do programa fechou em Maio e não há data para uma nova abertura. Há 39 milhões do PRR destinados ao programa.

No meio de uma onda de calor, ainda há 37 mil proprietários à espera da validação das candidaturas à segunda fase do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, que fechou a 2 de Maio e dá apoios públicos a quem fizer obras para melhorar a eficiência energética das suas casas.

39 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência destinados a este programa, mas o Ministério do Ambiente está a reavaliá-lo e não há data para a abertura de mais candidaturas, escreve o JN.

A grande procura levou a que as verbas para o programa já tivessem sido reforçadas quatro vezes após o seu lançamento há um ano. Dos 96 milhões de euros orçamentados, 60,71 milhões já foram gastos para financiar 36 mil candidaturas. Sobram 34,5 milhões que serão distribuídos pelas 37 mil candidaturas pendentes.

O Ministério do Ambiente não consegue prever a conclusão do processamento de todas as candidaturas face “ao elevado volume” de pedidos. Das 106 mil solicitações feitas nesta segunda fase, 30% foram canceladas ou consideradas não elegíveis para receber o apoio.

“Está, atualmente, a decorrer a avaliação das candidaturas e a análise dos dados. Os resultados da análise serão considerados para a decisão sobre o futuro deste investimento, não havendo qualquer deliberação à data”, acrescenta o Ministério.

A instalação de painéis solares é o pedido mais feito na segunda fase, mobilizando 40,5% das candidaturas. A aquisição de bombas de calor e a colocação de janelas eficientes seguem-se na lista.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.