30% dos jovens médicos sofrem de depressão

COD Newsroom / Flickr

-

Um estudo publicado na revista da American Medical Association revela que cerca de 30% dos jovens ou têm depressão ou apresentam sintomas da doença.

O estudo aponta como razões para esta conclusão o excesso de horas de trabalho por semana, a privação de sono e o bullying, praticado por alguns pares.

O estigma em relação às doenças mentais é outro factor que agrava o problema, pondo em causa o atendimento aos pacientes. Assim, o risco de ocorrência de erros médicos é, por isso, mais provável.

“Este estudo sugere que temos um grande problema”, diz Thomas L. Schwenk, da Escola de Medicina, da Universidade de Nevada, nos EUA.

“Significa que há uma enorme carga de sofrimento e miséria a acontecer. E isso é muito preocupante numa profissão de prestação de cuidados”, acrescenta o investigador.

Segundo diversos estudos já realizados, as estimativas de prevalência de depressão em médicos jovens variam entre 20% e 43%. E a investigação, agora apresentada, indica que essa percentagem é de 29%, um número que tem tendência a aumentar.

Para os médicos que acabaram de se formar, “ter sintomas depressivos é quase uma experiência universal”, explica Douglas Mata, líder do grupo de investigadores que analisou 54 estudos publicados entre 1963 e 2015.

O próprio médico lutou contra uma depressão enquanto estagiário.

A equipa, que também analisou médicos a fazer internato, verificou que, após um ano neste regime, os sintomas de depressão aumentam em cerca de 15%.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …

A maior entrada de sempre em bolsa. Saudi Aramco garante 25,6 mil milhões de dólares

Para além de fazer uma entrada em estilo na bolsa de Riade na próxima semana, com a maior IPO de sempre, a Saudi Aramco torna-se na empresa mais bem avaliada do mundo. A Saudi Aramco, petrolífera …

Novo livro revela provas de que Albert Camus foi assassinado pelo KGB

Giovanni Catelli é autor da teoria que o prémio Nobel da literatura Albert Camus foi assassinado pelo KGB. No seu novo livro, reitera essa ideia e revela algumas provas. O romancista Albert Camus foi vencedor do …